No momento, você está visualizando ALEMS: Audiência pública debate tecnologia no tratamento da diabetes tipo 1
Diabetes é pauta de audiência na ALEMS. Evento ocorrerá nesta quarta (3), com objetivo de ampliar aquisição de sensores para diabetes tipo 1 Foto: ALEMS

ALEMS: Audiência pública debate tecnologia no tratamento da diabetes tipo 1

Diabetes é pauta de audiência na ALEMS

Nesta quarta-feira (3), acontece na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), a audiência pública Tecnologia e Dignidade no Tratamento do Diabetes, por proposição do deputado e 1º secretário da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB), em parceria com o vereador Ronilço Guerreiro (Podemos).

O objetivo do encontro no Plenarinho Nelito Câmara é ampliar o alcance de aquisição de sensores de glicose para quem tem diabetes tipo 1. “Participei do debate que aconteceu na Câmara Municipal e trago para a Assembleia Legislativa a experiência sobre o que eu aprendi, para que as pessoas possam acessar essa tecnologia que já é real em todo o Mato Grosso do Sul”, ressaltou.

O evento conta, acima de tudo, com a presença da biomédica Bianca Rahal Paraguassu, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM/MS). Além disso, a organização reunirá vereadores. Juntamente com estes, representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Do mesmo modo, convidou as secretarias municipais de algumas cidades. Também reunirá médicos e, por fim, outros convidados.

Monitor

O monitor digital é uma tecnologia que permite acompanhar as altas e baixas de glicose, com o paciente acordado ou em repouso. A aquisição dos monitores digitais de glicose, de forma gratuita pela rede pública de saúde, auxiliará quem tem diabetes tipo 1. Antes de tudo, é uma doença crônica e autoimune. Além disso, são destruídas as células do pâncreas que produzem insulina. Assim, o resultado é a produção insuficiente ou inexistente deste hormônio. Entre os sintomas estão fome e sede excessivas, vontade frequente de urinar, perda de peso, fadiga e fraqueza.

Serviço

Público e imprensa podem acompanhar as sessões plenárias ou da CCJR presencialmente. Também podem assistir pela transmissão ao vivo dos canais oficiais da Casa de Leis. Os canais são TV ALEMS canal 7.2 no sinal aberto e canal 9 da Claro NET TV, além do link TV ALEMS. Outras opções incluem Rádio ALEMS FM 105.5 no sinal aberto, ou no link Rádio ALEMS. Facebook e YouTube também estão disponíveis.

Foto: ALEMS