Você está visualizando atualmente Dia Mundial da Esclerose Múltipla – 30 de Maio

Dia Mundial da Esclerose Múltipla – 30 de Maio

 

Neurologistas do HCor alertam para sintomas mais frequentes e necessidade de diagnóstico com exame de imagem

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica que faz com que as células de defesa do corpo ataquem o sistema nervoso como se ele não pertencesse ao organismo, causando lesões no cérebro e na medula e, assim, ocasionando interferências na comunicação entre cérebro e demais órgãos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença crônica atinge cerca de 35 mil brasileiros e é comumente diagnosticada em adultos jovens, na faixa etária entre 20 e 50 anos, concentrando-se em caucasianos e mulheres.

Os sintomas mais frequentes são os sensitivos e motores, seguidos dos visuais (como visão dupla) e tremores. Também ocorrem perda de sensibilidade dos membros inferiores ou todo um lado do corpo, fraqueza e dificuldade para escrever ou para correr.

Em casos suspeitos, o paciente deve procurar o médico neurologista que, por sua vez, poderá solicitar exames para o diagnóstico. O principal procedimento para confirmação da esclerose múltipla é a Imagem por Ressonância Magnética (IRM), pois permite a visualização objetiva de lesões, tanto as agudas quanto as crônicas, causadas pela doença.

Para falar sobre o quadro em sua totalidade, neste Dia Mundial da Esclerose Múltipla, celebrado em 30 de maio, os neurologistas do HCor estão à disposição para entrevistas.
fonte: H Cor SP