Isso significa que a comemoração vale principalmente para o setor da educação. Cabe a cada escola, rede municipal ou estadual decidir se haverá ponto facultativo. Já em outros setores, o expediente segue normalmente, inclusive no comércio e repartições públicas.
Por que o Dia do Professor é em 15 de outubro?
O 15 de outubro foi escolhido como Dia do Professor em referência a uma lei de Dom Pedro I, assinada em 1827. Desse modo, o decreto determinava que todas as cidades, vilas e povoados deveriam ter escolas de primeiras letras e definia matérias, horários e até o salário dos docentes.
Mais de um século depois, em 1947, um professor paulista chamado Salomão Becker propôs a criação de um dia especial para homenagear os educadores. A ideia se espalhou sobretudo, em 1963, o governo federal oficializou a data como feriado escolar.
15 de outubro é ponto facultativo?
Em alguns estados e municípios, o 15 de outubro pode ser considerado ponto facultativo, dando liberdade para escolas e órgãos públicos decidirem pela dispensa. No entanto, o setor privado costuma manter a rotina normal.
Assim, é importante verificar diretamente com a instituição de ensino ou o empregador se haverá folga. Neste ano, a data cai em uma quarta-feira, o que não forma feriado prolongado.
Origem e importância da celebração
O Dia do Professor visa valorizar o papel dos educadores na formação da sociedade. Contudo, a data simboliza o reconhecimento àqueles que dedicam a vida ao ensino e à construção do conhecimento.
Ao longo dos anos, a comemoração ganhou força em escolas e universidades, que costumam realizar eventos, homenagens assim como, atividades especiais para celebrar o trabalho docente.
Próximos feriados e pontos facultativos de 2025
Por fim, após o 15 de outubro, o próximo feriado nacional será o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Confira as próximas datas do calendário:
- 2 de novembro (domingo) – Finados
- 15 de novembro (sábado) – Proclamação da República
- 20 de novembro (quinta-feira) – Dia da Consciência Negra
- 25 de dezembro (quinta-feira) – Natal
- 28 de outubro – Dia do Servidor Público (ponto facultativo)
- 24 e 31 de dezembro – Vésperas de Natal e Ano Novo (ponto facultativo após as 13h)
Veja o quadro dos números que refletem o perfil dos professores brasileiros:
Fonte: sbt news