Hoje, 29, é dia da onça-pintada: aprenda mais sobre um dos animais mais populares do Pantanal
É comemorado nesta segunda-feira, 29, o dia da onça-pintada. A data é um símbolo que reforça a importância do felino, um dos principais da fauna brasileira muito presente no Pantanal. Criada em 2018, pelo Ministério do Meio Ambiente, a proposta era divulgar mais o valor cultural e ecológico que possui a espécie. Assim, separamos alguns fatos interessantes sobre o animal.
A onça-pintada do Pantanal é a maior do Brasil
O tamanho de uma onça-pintada sempre depende do bioma onde ela está inserida. Nesse caso, as maiores estão aqui, no nosso Pantanal, onde uma fêmea da espécie pode ter até 110 quilos. O macho, sempre maior, pode chegar a incríveis 140 quilos. Em comparação, onças-pintadas na Mata Atlântica e Caatinga ficam em um patamar menor, pesando até 40 quilos para as fêmeas e 75 quilos para os machos.
As pintas da onça-pintada não se repetem
Uma das características mais fortes da onça-pintada são as pintas pretas que ela possui por todo o seu corpo. Mas, essas pintas, chamadas de rosetas, são como uma impressão digital dos animais. Nenhum padrão de pintas se repete entre as onças, com cada uma tendo então seu próprio tamanho, padrão e quantidade de rosetas espalhadas pelo corpo.
A mordida mais forte dos felinos
Provavelmente você já sabia que a onça-pintada é um predador implacável. Ela se alimenta de diversas espécies, como mamíferos. Além disso, ocupa o topo da cadeia alimentar. Mas sabia que a sua mordida é mais forte que a do tigre e a do leão? Afinal, a potência da sua mandíbula pode quebrar até mesmo o casco de uma tartaruga.
O Dia da Onça-pintada ganhou o mundo
Ainda em 2018, logo depois da criação do dia nacional da “rainha das matas” pelo Ministério da Educação, a data se expandiu e ganhou proporções ainda maiores, na COP-14. Dessa forma, o 29 de novembro foi oficialmente declarado como o Dia Internacional da Onça-pintada.