Estado conta com apoio do Grupamento de Motociclistas Patrulheiros do Detran-MS
O Estado de Mato Grosso do Sul agora conta com mais uma ferramenta de apoio à segurança viária: o Grupamento de Motociclistas Patrulheiros do Detran-MS (GMP Detran-MS), uma unidade especializada voltada para reforçar a segurança viária nas vias públicas do Estado.
A agilidade de locomoção vai auxiliar no motopatrulhamento, na escolta de autoridades, no apoio a eventos e na resposta rápida a ocorrências, tanto em vias urbanas quanto em rodovias.
O grupamento vai desempenhar ações de fiscalização, prevenção de sinistros e apoio a campanhas de educação para o trânsito, contribuindo para salvar vidas e manter a ordem nas vias do Estado.
Nesta primeira etapa de implementação, o grupamento conta com quatro motos da marca Tiger, de 900 cc
Segundo o gerente da “Gerência Especial de Fiscalização e Segurança Viária”, o Detran-MS investe mais em segurança viária. Por conseguinte, ele auxilia na preservação de vidas dos cidadãos de Mato Grosso do Sul.
De fato, com os investimentos, surgiram demandas na área de trânsito. Por exemplo, solicitações de apoio a grandes eventos. Igualmente, houve pedidos de escolta de autoridades e “agendas do governador”.
Além disso, as motos auxiliarão em uma ronda mais assertiva no projeto “Amigos do Parque”. Elas farão um patrulhamento mais ágil. Do mesmo modo, oferecerão uma resposta muito mais rápida para a sociedade.
Sobretudo, o patrulhamento motorizado proporcionará maior agilidade na prevenção de acidentes. Ele também auxiliará nas “operações de Lei Seca”. Enfim, inibirá motociclistas que tentam fugir da fiscalização.
Todos os patrulheiros realizaram um treinamento especializado com o motopatrulhamento da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande no mês de maio de 2025. Além disso, o treinamento é contínuo e constante, para que os agentes estejam preparados para qualquer missão.
A criação do Grupamento de Motociclistas Patrulheiros do Detran-MS demonstra o investimento em segurança viária. A iniciativa, assim, reforça a eficiência e a agilidade nas ações de fiscalização. Além disso, o treinamento contínuo garante a preparação dos agentes para atuar em diversas frentes, promovendo um trânsito mais seguro.
Fonte: Detran-MS