Prefeito de Dourados acerta detalhes para voos comerciais no Aeroporto Regional
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, cumpriu agendas importantes (12) em Brasília para acertar os últimos detalhes para a volta dos voos comerciais no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira. Pela manhã ele se reuniu com o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Adriano Pinto de Miranda e com Giovano Palma, superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da Anac, e no período da tarde se reuniu com o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Rogério Amado Barzellay.
Acompanhado pelo senador Nelsinho Trad, Marçal Filho agradeceu ao presidente da Anac pela agilidade em aprovar a pista, liberar o aeroporto para receber aviões de grande porte e, também, pela reclassificação do Aeroporto Regional para a Categoria AP-1, liberando Dourados para receber voos comerciais. “Senti que a diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil está otimista e feliz com o trabalho que realizamos em apenas 7 meses para conectar Dourados ao Brasil e ao mundo através do Aeroporto Internacional de Guarulhos”, enfatizou o prefeito.
Plano de Segurança Aeroportuário (PSA)
A agenda de Marçal Filho com Adriano Pinto de Miranda também foi importante para o prefeito defender a aprovação do Plano de Segurança Aeroportuário (PSA). “O presidente da Anac afirmou que está tudo dentro da normalidade e que o PSA será aprovado dentro do cronograma da agência, liberando os voos da Latam a partir de 8 de setembro, conforme já antecipado pela Prefeitura de Dourados”, enfatizou Marçal Filho. “Nossa preocupação é garantir a total segurança operacional do nosso aeroporto, proporcionando tranquilidade tanto para os passageiros quanto para os tripulantes”, completou Marçal Filho.
O senador Nelsinho Trad também agradeceu a ANAC pela celeridade em aprovar os documentos. “Aproveito para convidar o senhor para conhecer Dourados. A decisão da Agência em acelerar a liberação do Aeroporto Regional para voltar a operar com voos comerciais foi muito acertada”, ressaltou o senador.
Instalação da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA)
Na reunião com o presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay, juntamente com a superintendente de Aeroportos da Infraero, Taise Brandão, o prefeito Marçal Filho pediu agilidade na instalação da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA). “O presidente da Infraero deixou claro que está muito otimista com a volta da operação da GOL e da Azul em Dourados tão logo a Latam inicie os voos”, ressaltou Marçal Filho.
O presidente da Infraero confirmou que estará no voo da Latam. O voo sairá de Guarulhos com destino Dourados. Assim, a data de início das operações é 8 de setembro. A superintendente Taise Brandão elogiou a prefeitura de Dourados em preparar o aeroporto. Segundo ela, a prefeitura se dedicou a reclassificar o espaço.
Jornada no aeroporto regional está quase no fim
Com o pedido da EPTA, Marçal Filho praticamente finaliza as obrigações. Elas cabiam à Prefeitura de Dourados. O retorno dos voos comerciais levou 7 meses. Em suma, a jornada no aeroporto regional está quase no fim. Assim, o prefeito afirma que saiu da reunião otimista. Ele tem certeza que “em poucas semanas, Dourados estará em destaque na aviação comercial”.
Com a instalação da Sala Rádio, o Aeroporto Regional de Dourados estará pronto para retomar sua operação comercial. “A Agência Nacional de Aviação Civil já havia liberado nosso aeroporto para receber aeronaves de grande porte desde que o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) homologou o sistema Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (PAPI) da cabeceira 24 da pista e agora finalizamos as obrigações que cabiam ao município para retomada dos voos comerciais”, explica o prefeito Marçal Filho.
Após a ativação da EPTA, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo vai certificar o equipamento. Assim também, o aeroporto estará dotado de serviços essenciais. Isso ocorre para a segurança e a eficiência das operações aéreas. A EPTA do Aeroporto de Dourados será habilitada para o controle de tráfego aéreo, bem como irá prestar outros serviços, como por exemplo, os de Informação de Voo e Telecomunicações Aeronáuticas.
A Sala Rádio é fundamental para a segurança, bem como para a regularidade das operações aéreas. Dessa forma, garante-se que as aeronaves possam voar com segurança e eficiência. Elas são parte integrante da infraestrutura de controle do espaço aéreo e trabalham juntamente com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo.
Fonte: PM Dourados