Você está visualizando atualmente Desenrola Brasil: Google e Facebook devem retirar anúncios falsos
Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) determinou que Google e Facebook tirem propagandas anúncios falsos sobre o Desenrola Brasil.

Desenrola Brasil: Google e Facebook devem retirar anúncios falsos

Nesta quarta-feira (26) a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) determinou que Google e Facebook tirem do ar propagandas anúncios falsos sobre o Desenrola Brasil, o programa de renegociação de dívidas do governo.

Dessa forma, o Google e o Facebook terão 48 horas para remover os anúncios falsos. Caso a determinação publicada na edição do Diário Oficial da União de hoje não seja cumprida, as empresas podem receber multa diária de R$ 150 mil.

A Senacon também solicitou que as empresas adotem novas medidas para evitar a veiculação de anúncios falsos e fraudulentos.

Por isso, segundo as informações do Ministério Público sobre o Desenrola Brasil e com os anúncios falsos nas páginas criadas para aplicar golpes desde a semana passada.

Então, como anúncios falsos redirecionam as vítimas prometendo descontos mirabolantes, atendimento falso pelo WhatsApp e até pagamentos por PIX para quitar as dívidas. Mas, a recomendação do governo para os interessados em participar do programa é sempre buscar diretamente o banco na qual a dívida está ativa e não confiar em terceiros.

O que é o programa Desenrola Brasil

  • O Programa Desenrola, criado com o intuito de renegociar dívidas de pessoas físicas, começou a valer a partir da segunda quinzena de julho.
  • Promessa de campanha do governo federal, o Desenrola quer criar um mutirão de renegociação de dívidas que pode beneficiar até 70 milhões de brasileiros.
  • O foco principal do Desenrola é retirar devedores dos cadastros de inadimplentes e retomar o potencial consumidor da população, o que deve gerar impactos diretos na economia.

Como se proteger do golpe

  • Os bancos que aderiram ao programa (Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Itaú e Santander) têm canais oficiais para renegociar dívidas feitas entre 2019 e 2022, ou seja, qualquer link enviado por terceiros que tratado como suspeito.
  • O Serasa, por sua vez, informa que renegocia dívidas apenas pelos seguintes canais: página Serasa Limpa Nome, atendimento via WhatsApp (11) 99575-2096 e aplicativo oficial para celular.
  • Promessas suspeitas de atendentes, como retirar a negativação na hora, também devem servir de alerta para golpes.
  • Também não há desconto de 99% oferecido por nenhuma instituição.

Sendo assim, o Ministério da Fazenda recomenda que as vítimas que caíram no golpe denunciem as fraudes em delegacias online da Polícia Civil e ao Febraban (Federação Brasileira de Bancos), ABBC (Associação Brasileira dos Bancos Comerciais) e a Zetta, instituições que representam o setor bancário.

 

Fonte: EBC