No momento, você está visualizando Lula apresenta ao Congresso medida para isentar conta de luz de mais pobres
Desconto integral na conta de luz da população que consome até 80 kWh por mês beneficia os mais pobres Foto: Divulgação/Internet

Lula apresenta ao Congresso medida para isentar conta de luz de mais pobres

Proposta do governo federal estabelece desconto integral na conta de luz para a população que consume até 80 kWh por mês

Medida Provisória que versa sobre desconto integral na conta de luz será tema de reunião do chefe do Executivo e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, juntamente com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e líderes.

Nesse sentido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, vão apresentar, nesta quarta-feira (21), para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), a medida provisória (MP) que estabelece isenção do pagamento de energia elétrica para até 60 milhões de pessoas.

O encontro está marcado para as 11h, no Palácio do Planalto. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, juntamente com líderes do governo no Congresso também foram convidados para participar da reunião.

A chamada “reforma do setor elétrico” vem sendo elaborada há meses pela equipe de Silveira. Já passou pelo crivo do presidente Lula, contudo, pode sofrer novos ajustes, a depender da avaliação de Alcolumbre.

Caberá então a Gleisi e aos demais articuladores de Lula no Legislativo trabalhar pela aprovação da matéria dentro do prazo.

A proposta estabelece desconto integral na conta de luz para a população que consume até 80 kWh por mês e que atenda aos seguintes requisitos

  • Famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até meio salário mínimo per capita
  • Pessoas com deficiência ou idosos inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC)
  • Famílias indígenas, assim como quilombolas do CadÚnico

Além disso, a MP também estabelece a isenção do pagamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para as famílias com renda mensal de meio a um salário mínimo inscritas no CadÚnico. Determina que, a partir de 2026, os consumidores de baixa tensão, residenciais e pequenos comércios, possam escolher a fonte da sua energia.

A proposta do governo federal de desconto integral na conta de luz para quem consome até 80 kWh por mês representa um avanço importante para a justiça social e energética no Brasil. Tem potencial para beneficiar até 60 milhões de pessoas. A medida visa aliviar o orçamento das famílias mais vulneráveis inscritas no CadÚnico, além de indígenas e quilombolas. Promove inclusão e garante acesso essencial à energia elétrica.

Fonte: cnn