Derrubar líquido no teclado ou no notebook parece ser uma situação boba e difícil de acontecer, mas não é! Esteja preparado para os incidentes e saiba como resolve-lo.
Provavelmente você deve conhecer alguém ou foi vítima desse tipo de incidente. Caso isso aconteça é importante agir rápido, para o notebook não ser danificado.
Os acidentes com café, leite, suco, refrigerante, iogurte ou, simplesmente, ou outro líquido no notebook são muito comuns.
Uma distração de segundos pode fazer com que o seu equipamento fique ensopado e seja, consequentemente, danificado. Normalmente, o tradicional cafezinho é o campeão em acidentes como este.
O que fazer depois que eu derrubei líquido no teclado do notebook?
Independente se for café ou outro líquido, o primeiro passo é desligar o seu notebook imediatamente, se não conseguir da forma correta procure retirar da tomada e, em seguida, remover a sua bateria. O equipamento não deve ser ligado após ter certeza de que está totalmente seco.
Em seguida, remova todos os cabos, placas externas, modens, pendrives e gadgtes que estiverem plugados, isso evitará que ocorra choques elétricos que podem causar danos graves aos equipamentos. Após, com um papel toalha, tolhas absorventes ou panos em geral seque o aparelho. Para facilitar a tarefa, você pode deixar o teclado inclinado ou de cabeça para baixo, facilitando que o líquido em excesso escorra para fora do aparelho.
Também é possível utilizar um aspirador doméstico com a função de aspirar líquidos. Tenha bastante cuidado para que nenhuma tecla do teclado seja danificada.
Depois disso, é necessário deixar secar por um bom tempo, levar para uma assistência técnica especializada avaliar, ou esperar pelo menos 24 horas ou mais antes de ligar o aparelho. Após um bom tempo secando, recoloque os componentes removíveis e inicie o notebook. Se ele iniciar sem problemas faça testes para ver se está tudo ok.
Caso o equipamento não funcione normalmente, leve o seu notebook à uma assistência técnica autorizada. Se aparelho ainda estiver na garantia, verifique se a cobertura abrange este tipo de incidente.
Por outro lado, se o prazo da garantia já tiver expirado, você terá duas opções:
01) Limpar você mesmo
Se você tem conhecimento e segurança o suficiente para desmontar seu equipamento, é recomendável que faça isso para avaliar e limpar a parte interna do equipamento. Na maioria dos casos apenas a parte externa e o teclado são afetados, mas os riscos de que o líquido tenha entrado pelas frestas de ventilação e encaixe do notebook é grande.
02) Levar a um técnico especializado
Em caso de dúvidas sobre como fazer você mesmo… não hesite! Leve imediatamente a uma assistência técnica especializada em notebooks para que façam os devidos procedimentos de desmontagem e limpeza e, sempre esclareça as primeiras medidas que tomou, para deixar o técnico ciente do que aconteceu e facilitar o trabalho dele. Não perca tempo para que a oxidação (ferrugem) nas peças não comece a avançar.
Inicie a verificação das placas internas e, se o líquido estiver visível, procure remover e secar.
Não utilize produtos de limpeza tradicionais, evite isso! Podem ser nocivos à sua máquina.
Para limpeza utilize apenas álcool isopropílico, ele pode ser utilizado para limpar componentes eletrônicos. É o mais apropriado para este fim, pois a porcentagem de água é menor do que 1% e, por isso, a hipótese de oxidação das peças é quase nula. Cuidado, é um produto inflamável; leia mais aqui: álcool isopropílico
Já no caso do teclado, uma vez removido, também sugerimos um bom banho de álcool isopropílico, assim como nas placas, o pincel também ajuda a limpar todos os cantinhos.
Após concluir estes banhos deixe o notebook secar por alguns dias, entre 72h a 120h. Para garantir que todo o líquido evapore, altere as posições de secamento do aparelho e certifique-se que há uma boa ventilação no local.
Confira algumas dicas que podem lhe ajudar e ainda prevenir acidentes desse tipo. Confira!
Dica 1:
Conforme mencionamos anteriormente, para facilitar na secagem e limpeza do aparelho, você pode utilizar jatos de ar, spray de ar comprimido, pincéis macios, panos de absorção e, até mesmo, aspiradores de pequeno porte com bicos especiais. Materiais com as devidas indicações de limpeza de eletrônicos também podem ser úteis.
Dica 2:
Mesmo quando estamos com o notebook desligado podemos derrubar líquidos sobre ele. Por isso, para garantir a proteção do seu notebook contra líquidos, quedas e riscos, utilize uma capa case.
Dica 3:
Outra dica para a prevenção é a utilização de películas de silicone protetoras de teclado feitas para impedir que poeira, sujeira ou líquidos entrem nos espaços das teclas.
Dica 4:
Atualmente existem muitos copos/xícaras especiais e térmicos que, além de manter o líquido na temperatura desejada, de forma bem vedada e segura, também ajudam a prevenir acidentes ou reduzir sua proporção de estrago.
Por fim, se o estrago não tiver como reparar a solução é substitui o seu teclado por um novo. Fale com a gente, temos o teclado compatível para seu notebook
Fonte: BringIT