Renato Câmara disse que foi um investimento significativo
A assinatura do investimento ao convênio ao Conisul na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul)feito pelo Governo do Estado contou com a participação dos deputados Paulo Corrêa (PSDB), Mara Caseiro (PSDB) e Renato Câmara (MDB).
Então, com foco em obras de infraestrutura, os 14 municípios que formam o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul de MS (Conisul) receberam o repasse de R$ 5,2 milhões em recursos para a conservação de estradas e recuperação de bacias.
Por isso, na avaliação do primeiro secretário da ALMS os repasses reforçam o compromisso do convênio Conisul com o governador Eduardo Riedel (PSDB) de continuar trabalhando pela interiorização do desenvolvimento e para levar o progresso aos 79 municípios.
“Sempre com o apoio dos parlamentares da ALEMS”, pontuou. Renato Câmara disse que foi um investimento significativo.
“O convênio também vai propiciar a aquisição de óleo diesel para o consórcio do Conisul. Juntos estamos fortalecendo o Estado e garantindo recursos essenciais para impulsionar o desenvolvimento”, comemorou.
Formam o Conisul os municípios de Sete Quedas, Amambai, Aral Moreira, Eldorado, Japorã, Iguatemi, Itaquiraí, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Caarapó, Coronel Sapucaia e Tacuru. Mas, o encontro ocorreu na sala de reuniões do Receptivo do Governo do Estado.
Sendo assim, além do governador e deputados, participaram da reunião os secretários Hélio Peluffo (Seilog), Eduardo Rocha (Casa Civil) e Pedro Caravina (Segov) e os prefeitos Chico Piroli (Sete Quedas), Rogério Torquetti (Tacuru), Alexandrino Garcia (Aral Moreira), Edinaldo Bandeira (Amambai), Rhaiza Matos (Naviraí), Paulo Franjotti (Japorã), Valdomiro Sobrinho (Mundo Novo) e a vice-prefeita Fabiana Lorenci (Eldorado).
Prefeitos que avançarem na qualidade da educação poderão ser premiados
Começou a tramitar nesta quarta-feira (22) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Resolução 104/2023, que cria o Prêmio Prefeito Alfabetizador. De autoria do deputado Gerson Claro (PP), a proposta objetiva premiar os gestores municipais que alcançaram os melhores avanços nas políticas públicas de educação.
De acordo com o projeto, o prêmio será concedido aos prefeitos que alcançarem maior avanço em comparação ao ano anterior no Índice de Qualidade da Educação de Mato Grosso do Sul (IQE-MS). A entrega ocorrerá em cerimônia pública, promovida pela ALEMS em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação.
“A criação do Prêmio Prefeito Alfabetizador representa uma medida fundamental para reconhecer e incentivar o comprometimento dos gestores municipais com a melhoria da qualidade da educação no estado. Este prêmio visa destacar aquele que obtiver o melhor avanço nas políticas públicas de educação, evidenciando a eficiência e a dedicação na promoção da educação de qualidade”, considerou o deputado na justificativa.
Sendo assim, o projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Se o parecer for favorável, será submetido à votação única, conforme dispõe o Regimento Interno da Casa de Leis.
Fonte: alms