Ontem (22), o francês Dembélé conquistou a sua primeira Bola de Ouro, se tornando o melhor jogador do mundo
O atacante francês Ousmane Dembélé, do PSG (França), conquistou (22) a Bola de Ouro de melhor jogador do mundo, o prestigioso prêmio concedido pela revista France Football. Entre os brasileiros, o melhor colocado foi Raphinha, do Barcelona (Espanha), que ficou na 5ª posição. Já Vinicius Júnior, do Real Madrid (Espanha), ficou na 16ª colocação.
OUSMANE DEMBELE EST LE BALLON D’OR 2025 ! #ballondor
➡️ https://t.co/lWwpYTSmaR pic.twitter.com/8m0v4LLg1k— L’Équipe (@lequipe) September 22, 2025
Além de Dembelé, completam o Top 3 da premiação o atacante espanhol Yamal, do Barcelona, e o meio-campista português Vitinha, do PSG.
Bonmatí vence entre mulheres
Já o prêmio de melhor jogadora do mundo ficou com a espanhola Aitana Bonmatí, do Barcelona (Espanha). A segunda colocada foi outra atleta da Espanha, Mariona Caldentey, do Arsenal (Inglaterra). Por outro lado, a terceira colocada é a inglesa Alessia Russo, do Arsenal. A brasileira melhor ranqueada na isputa foi a Rainha Marta, do Orlando Pride (Estados Unidos) que aparece na 12ª colocação.
Sacrée pour la troisième fois consécutive, Aitana Bonmati a reçu lundi soir le Ballon d’Or féminin. L’attaquante a dû faire passer son trophée au scanner de contrôle de l’aéroport, avant de reprendre l’avion.
Regardez la vidéo ➡️ https://t.co/iiEApFvqdt pic.twitter.com/cLtsVgVgTF— L’Équipe (@lequipe) September 23, 2025
Sobre Dembélé e Bonmatí
Por fim, veja duas curiosidades de Dembélé e da jogadora Bonmatí.
Ousmane Dembélé é ambidestro no futebol. Diferente da maioria dos jogadores, ele consegue chutar, driblar e finalizar praticamente com a mesma precisão tanto com o pé esquerdo quanto com o direito, o que torna seu estilo de jogo imprevisível e dificulta a marcação dos adversários.
Outra, curiosidade, é que Ousmane Dembélé aprendeu espanhol sozinho quando se transferiu para o Barcelona, mostrando dedicação fora de campo para se adaptar rapidamente à vida na Espanha.
Aitana Bonmatí começou a jogar futebol com apenas 6 anos em clubes locais de sua cidade natal, Terrassa, na Espanha. Sendo assim, desde cedo, seu talento chamou atenção, e ela se destacou rapidamente, tornando-se uma das principais meio-campistas do Barcelona e da seleção espanhola.
Aitana Bonmatí é conhecida por sua versatilidade em campo, mas poucos sabem que ela é canhota, o que a ajuda a ter passes e finalizações surpreendentes, tornando-a uma jogadora ainda mais imprevisível para as adversárias.
Fonte: agência brasil