Você está visualizando atualmente Defesa Civil realiza curso para novos agentes voluntários
Os novos agentes voluntários no curso da defesa cível.

Defesa Civil realiza curso para novos agentes voluntários

Serão 20 horas de abordagem de diversos assuntos para qualificar mão de obra

De acordo com as necessidades de formação dos novos agentes voluntários e aprimoramento das técnicas utilizadas pela Defesa Civil em trabalhos realizados de proteção da sociedade, a Prefeitura de Dourados, por meio da Compdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil), iniciou nesta sexta-feira (14), o 1º Curso de Formação de Voluntários da Defesa Civil.

O curso irá formar 50 novos voluntários e terão 20 horas de aulas em que abordadas noções de Defesa Civil; utilização de EPIs; manuseio de motosserras; combate a princípio de incêndio; noções de primeiros socorros e rádio amadorismos, o término está previsto para o dia (21), com uma cerimônia na Câmara Municipal.

Então, o intuito é qualificar mão de obra voluntária e disseminar na sociedade os princípios da proteção e Defesa Civil.

A realização do curso tem a proposição dos vereadores Laudir Munaretto e Olavo Sul que entendem que a integração de novas forças tem grande importância no combate das adversidades da natureza. Por isso, as aulas estão sendo ministradas na base da Defesa Civil no Ceper do Flórida, no Parque Antenor Martins.

“Queremos com esse curso capacitar voluntários já existentes e atrair novos agentes e incutir na sociedade os valores de Proteção e Defesa Civil”, explica o Coordenador da Defesa Civil de Dourados, Rodrigo Vitorino da Cruz.

O que é serviço voluntário

Serviço voluntário é a participação do cidadão, entidades ou empresas no auxílio a atividades de cunho social, sem receber remuneração pelos serviços prestados. Mas, ajudar com verdadeira dedicação, compromisso e solidariedade para a transformação da realidade dos cidadãos que mais precisam.

O Voluntário da Defesa civil do Estado 

Ser voluntário da Defesa Civil é ser alguém que contribui com suas habilidades e competências. Através do espírito solidário para o fortalecimento da cultura de prevenção de riscos e desastres.

Sendo assim, sua participação de forma complementar, amplia o alcance dos serviços nas atividades culturais, educativas e de socorro. O serviço voluntário regido pela Lei Federal 9.608/98.

 

Fonte:  pm dourados