O cultivo de soja que fica liberado a partir desta segunda quinzena de setembro, em Mato Grosso do Sul
O cultivo da soja em MS, conta com a estimativa da Aprosoja/MS Associação dos Produtores de Soja e Milho de MS, ao divulgar dados da safra 2022/2023, nesta sexta-feira (16). A expectativa quanto ao aumento de produção é de 41,7%, em cima da safra passada, que registrou quebra devido ao comportamento climático.
Assim como a produção, a produtividade e a área destinada ao cultivo de soja devem avançar. Então, a produtividade poderá atingir 53,44 sacas por hectare, um aumento de 38,27% em relação ao ciclo anterior, que sofreu a irregularidade climática.
Então, a área segue aumentando em cima de área, antes destinadas à pecuária ou antropizadas, somando na atual safra 3,8 milhões de hectares, avanço de 2,5%.
“O produtor sul-mato-grossense teve uma frustração de safra de soja, com uma das piores estiagens que o Estado já sofreu, que conferiu aí uma produtividade abaixo das quarenta sacas.
Contudo, ele vinha fazendo travas antecipadas como uma ferramenta de segurança e com a elevação dos preços de insumos, e o cultivo da soja em MS trava desfavorável para ele.
Conesul do Mato Grosso do Sul
Por isso, tivemos uma uma segunda safra de milho bastante desfavorável também, então a gente veio de uma safra de soja ruim, safra de milho ruim e entramos para uma segunda safra bastante dependente de capital aponta o presidente da Aprosoja MS, Andre Dobashi.
Sendo assim, já para a safrinha as expectativas são melhores, segundo Dobashi a expectativa é de um numero aproximado de 10 milhões de toneladas.
“Esse número deve ser revisto com o fechamento da colheita que se dá agora no final do mês, a gente acredita que um pedaço da colheita do milho vai se sobrepor a semeadura da soja, mas já temos dados bem corretos que a safra vem acima de 10 milhões de grãos”.
Fonte: noticiasagriculas