Na ação, pessoas enganadas para instalar programas maliciosos nos aparelhos e, assim, conceder acesso aos golpistas
Os criminosos esvaziam contas bancárias e a Polícia Federal fez um alerta para um novo tipo de golpe pela internet que permite a vítima ver sua conta bancária sendo “esvaziada” em tempo real. Conhecida como “mão fantasma”, a ação criminosa invade os celulares das vítimas, que enganadas a instalarem programas maliciosos.
Dessa forma, segundo a Superintendência da Polícia Federal de Pernambuco, estima que 40 mil pessoas em todo o Brasil podem ter caído no “golpe da mão fantasma”. Mas, a prevenção contra este tipo de crime feita através do olhar atento para alguns detalhes, como a forma de contato.
1. Como os criminosos chegam até as vítimas?
Segundo a Polícia Federal, no “golpe da mão fantasma”, os criminosos alcançam suas vítimas simulando gravações de centrais telefônicas. Ao atender a chamada, o cliente transferido para um atendente que, na verdade, é um dos integrantes da quadrilha.
Por isso, os criminosos abordam a vítima informando que houve algum tipo de movimentação, compra ou débito suspeito na conta do usuário para obter informações.
Outro tipo de abordagem dos criminosos é através de mensagens de e-mail ou mensagens de texto. Então, nesta modalidade, os usuários devem ficar atentos ao conteúdo do golpe
Então, os criminosos utilizam textos apelativos para que os usuários baixem um aplicativo falso ou forjam atualizações de segurança do aplicativo bancário que o usuário já possui instalado no celular, ou do próprio sistema operacional do aparelho.
2. Criminosos esvaziam contas bancárias entenda como saber se abordagem é verdadeira?
Ao receber uma ligação ou mensagem de texto do seu banco anunciando alguma irregularidade suspeita, a pessoa deve desconfiar da abordagem e confirmar a ação ligando através dos canais oficiais da instituição, não por números enviados por mensagem.
Por exemplo, o verso dos cartões de crédito costuma apresentar os números dos canais de atendimento do banco, pelo qual o usuário pode entrar em contato sem sair de casa. Se preferir, também é válido que o cliente compareça à sua agência para obter esclarecimentos.
3. Os aplicativos bancários são seguros?
Segundo a Polícia Federal, os aplicativos bancários já possuem em sua programação uma estrutura de segurança bastante confiável, não havendo, inclusive, registros de violações de segurança nesses apps.
Contudo, não se faz necessário a instalação de aplicativos paralelos fora da loja oficial do sistema operacional, que muitas vezes atualiza automaticamente as aplicações instaladas, não sendo necessário que o usuário atualize os apps manualmente.
4. Como identificar movimentações suspeitas?
Movimentações bancárias como compras, empréstimos, depósitos e transferências costumam ser sinalizadas ao cliente através da própria notificação do aplicativo instalado no celular do usuário.
O cliente pode ver, no próprio aplicativo, se alguma transação foi aprovada, negada ou até mesmo os valores pagos nas compras. Mas, caso o cliente observe um valor estranho em seu saldo, que não corresponde com nenhuma notificação de seu conhecimento, pode ser um sinal de golpe.
5. Como posso me proteger?
Por isso, a opção de autenticação em dois fatores para autorização de transações bancárias ativada nas configurações dos aplicativos, o que dificulta movimentações suspeitas sem autorização do usuário.
Dessa forma, o cliente desenvolva o hábito de mudar regularmente as senhas de acesso aos aplicativos, criando senhas fortes com uma boa variação de caracteres. As senhas armazenadas em segurança em um gerenciador de confiança.
6. Como denunciar os criminosos esvaziam contas bancárias
Se já tiver sido vítima do golpe da “mão fantasma” ou de qualquer outra fraude financeira, a orientação da polícia é que o cliente procure uma delegacia especializada em crimes digitais e registre um boletim de ocorrência.
Fonte: rondonoticias