731 denúncias na Central de Monitoramento do Disque Direitos Humanos, o Disk 100, somente no primeiro semestre de 2021
Mato Grosso do Sul recebeu 731 denúncias na Central de Monitoramento do Disque Direitos Humanos – o Disk 100. Isso, no entanto, somente no primeiro semestre de 2021. O número representa mais da metade do registrado em todo o ano de 2020, quando 1099 queixas foram registradas.
Conforme os números, situações envolvendo crianças e adolescentes lideram com 367 denúncias, seguida dos idosos (298). E, ainda, na lista estão pessoas com deficiência (38), mulher (14) situação de rua (1), LGBT (3), pessoas com restrições de liberdade (7) e outros (3). A categoria índio e negro não teve registro de denúncias.
Disk 100 dá perspectiva para direcionarmos as políticas públicas
A secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Elisa Cleia Nobre, destaca, portanto, a importância das denúncias. Isso porque ajuda na elaboração de políticas públicas que diminuam esses números.
“Esse acompanhamento dos dados do Disque 100, por nossa equipe da Superintendência da Política de Direitos Humanos, é fundamental. E, ainda, nos dá uma perspectiva para direcionarmos as políticas públicas em prol da diminuição desses números. É lamentável, portanto, que ainda tenhamos no topo das denúncias as violências contra crianças, adolescentes e pessoas idosas. Mas isso também mostra que a sociedade está observando mais e disposta a denunciar”, pontuou.
Criado para receber denúncias de situações de violação de direitos humanos
O canal foi criado para receber denúncias de situações de violação de direitos humanos que acabaram de acontecer ou estão em curso para que órgãos competentes sejam acionados. Assim, possibilita-se o flagrante. As ligações são gratuitas e o serviço funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.
A denúncia será registrada de forma anônima, pois são solicitadas somente informações necessárias para averiguação. Ao denunciante é solicitado o endereço completo da vítima, para facilitar a sua localização pelos órgãos de proteção e defesa de direitos.
Além do Disque 100, as denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp, (61) 99656-5008. Os dados são sigilosos. Mais informações clique aqui.