Você está visualizando atualmente Criadores no TikTok revelam como ganhar dinheiro na rede social
Aqueles que têm a partir de 10 mil seguidores já podem faturar em lives (as famosas transmissões ao vivo)

Criadores no TikTok revelam como ganhar dinheiro na rede social

Com o passar do tempo, os formatos de vídeos que são mais bem distribuídos pelo TikTok foram diversificando

A popularidade do TikTok, que já tem mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo, fez da rede social um terreno cobiçado para se ganhar dinheiro com vídeos que já vão bem além das “dancinhas”.

Portanto, para entender os segredos (e desafios) de monetizar na plataforma, 8 criadores, com idades entre 21 a 36 anos, que têm entre 20 mil a 29 milhões de seguidores (mais do que a Anitta) e que fazem vídeos sobre temas diversos. Veja o que eles revelaram:

criadores-no-tiktok-revelam-como-ganhar-dinheiro-na-rede-social

 Quem ganha dinheiro no TikTok

Um dos mitos derrubados pelos entrevistados e a própria plataforma  é o de que só quem tem um número gigantesco de seguidores consegue ganhar dinheiro com vídeos.

Aqueles que têm a partir de 10 mil seguidores já podem faturar em lives (as famosas transmissões ao vivo) e vídeos por meio de “presentes” enviados pelos usuários, que serão convertidos em dinheiro.

Além desses meios, os brasileiros têm outras possibilidades de ganhar com a rede social: produzir vídeos para os programas Marketplace de Criadores e Criativo Beta.

Mas, para se candidatar a esse novo “mundo” de oportunidades, é preciso ter ao menos 10 mil seguidores e acumular, no mínimo, 100 mil visualizações de vídeos nos últimos 30 dias.

O que produzir  no TikTok

Com o passar do tempo, os formatos de vídeos que são mais bem distribuídos pelo TikTok foram diversificando. Primeiro, foram os curtos e, agora, também existe espaço para conteúdos mais longos e séries.

Os entrevistados explicaram que só quem participa dos programas de monetização consegue ficar a par das regras vigentes, uma vez que elas mudam sem aviso.

Já o critério criatividade é relativo… Enquanto existem vídeos mais elaborados e originais, outros perfis faturam em lives onde dormem, descascam ovos ou fazem uma pintinha de caneta na cara a cada “presente” enviado pela “plateia”.

 Quanto dá pra faturar

Esta é uma resposta com muuuuitas variáveis.

No entanto, o TikTok não divulga quanto paga por vídeo.

Contudo, o app tem algumas formas de monetização que permitem que o criador negocie o valor com a marca que encomenda um conteúdo.

outras modalidades que podem pagar até abaixo do mínimo estabelecido pelo criador, mas permitem ganhos adicionais se o conteúdo viralizar.

Os poucos criadores que toparam dizer o quanto tiram por mês, em média, citam valores entre R$ 3.000 e R$ 6.000  caso de Vanessa Lopes, que é quem reúne quase 30 milhões de seguidores na rede.

Achou que essa conta não fecha? É que, apesar de bombarem no TikTok, os vídeos de dança nem sempre viram renda.

Isso porque o programa de monetização que Vanessa usa, Criadores Beta, não aceita conteúdos com menos de 1 minuto, caso típico de vídeos com trechos de músicas tirados da biblioteca do app, que variam entre 15 e 30 segundos.

Mas, assim como praticamente todos os entrevistados, Vanessa não vive só do TikTok: ela produz para o Youtube e outras redes sociais. E fatura principalmente com oportunidades que surgem no mundo real, a partir dessa “vitrine” virtual. Desde 2020, uma agência gerencia o trabalho dela nas redes.

 Não tem salário

Outro ponto é que não existe renda constante, como se fosse um salário fixo, que “caia” todo mês para o criador.

O ator Danny Lima conta que ganhou R$ 508 com o primeiro conteúdo monetizado, em abril de 2022. Depois, chegou a faturar R$ 8 mil com outro vídeo, encomendado por uma marca e pago em agosto.

“Foi o máximo que eu consegui. E, depois, fiquei 3 meses sem ter nenhum vídeo selecionado (no programa de monetização que rendeu o seu valor recorde)”, lembra Danny.

Sem férias, sem feriado… 

Os criadores também reclamam de ter que postar com alta frequência para conquistar e manter o engajamento do público.

“O algoritmo do TikTok quer constância. Ele quer que você esteja lá e que prove que quer estar lá. Todos os dias”, explica Vanessa Lopes.

Além de marcar presença, quem quer ganhar dinheiro no TikTok “tem que surfar a ‘trend’ e ter consistência de volume [publicação de vídeos]” como explica Alfredo Soares, que faz vídeos voltados para capacitação de executivos.

O ator Pedro Daher, que ficou famoso em 2022 com vídeos onde mapinhas “falantes” trocam ideia sobre seus países, reconhece a pressão pelo conteúdo original.

“Isso entra na cabeça e fica aquela ansiedade. É uma dificuldade que pega, porque é um trabalho que demanda criatividade o tempo todo e o vídeo tem que prender a pessoa até o fim”, desabafa.