Corumbá sedia Fórum Estadual dos Pontos de Cultura
A Secretaria Estadual de Cultura, a Política Nacional Aldir Blanc, Cultura Viva, Sistema Nacional de Cultura e Ministério da Cultura realizam nos próximos dias 30 e 31 de janeiro de 2026, em Corumbá, na sede do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, o Fórum Estadual dos Pontos de Cultura, Teia Estadual de Mato Grosso do Sul.
A Teia Estadual de Cultura Viva constitui, antes de tudo, espaço de articulação e troca de experiências. Além disso, fortalece a rede de Pontos e Pontões de Cultura de Mato Grosso do Sul. O evento possui caráter formativo, propositivo e, sobretudo, de celebração da diversidade cultural sul-mato-grossense.
Agenda nacional do Programa Cultura Viva
A iniciativa integra, ainda, a agenda nacional do Programa Cultura Viva. Cumpre, principalmente, diretrizes de democratização do acesso e valorização das culturas populares e tradicionais. Além disso, estimula a participação social na formulação de políticas públicas de cultura.
Os objetivos são, sobretudo, fortalecer a rede estadual de Pontos e Pontões de Cultura. Também visam estimular a articulação entre iniciativas regionais e municipais. Ademais, buscam fomentar a gestão compartilhada das políticas públicas de cultura e consolidar a Política Estadual de Cultura Viva. Por fim, discutem avanços e desafios da Política Nacional de Cultura Viva e, ainda, da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Eixos do debate
Os eixos de debate serão três: Eixo 1 – Plano Nacional de Cultura Viva para os próximos 10 anos (Formação, Circulação e Memória); Eixo 2 – Governança da Política Nacional de Cultura Viva (Comissões e Fóruns); Eixo 3 – Cultura Viva, Trabalho e Sustentabilidade da Criação Artística (Economia Solidária e Protocolos Verdes).
No primeiro dia do fórum serão realizados os debates temáticos dos três eixos, além de oficinas artísticas e plenária final com eleição dos delegados. No segundo dia serão realizadas rodas de debates, dinâmicas, rodas de conversa e cortejo cultural.
O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Corumbá, Prefeitura Municipal de Ladário, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Programa Nacional dos Comitês de Cultura. A correalização é dos Pontões e Pontos de Cultura.
Momentos estratégicos
A diretora de Memória e Patrimônio Cultural da FCMS, Melly Sena, afirmou que o Fórum Estadual dos Pontos de Cultura e a Teia Estadual de Mato Grosso do Sul são, sobretudo, momentos estratégicos. Esses eventos fortalecem, ainda, a Cultura Viva no estado e articulam a participação social. Além disso, promovem a formulação de políticas públicas e a valorização dos territórios culturais. A iniciativa tem, portanto, como eixo central a justiça climática.
“Com uma programação diversa e integrada, que combina mesas institucionais, grupos de trabalho temáticos, plenárias deliberativas, rodas de debate, oficinas práticas, feira criativa, intervenções artísticas e um grande cortejo cultural, o evento promove diálogo qualificado, construção coletiva de propostas e visibilidade às expressões culturais locais, especialmente no contexto do Pantanal. Realizado em Corumbá, o encontro reafirma o papel dos 98 Pontos de Cultura de MS como agentes de transformação social, ambiental e cultural, consolidando diretrizes para o âmbito estadual e contribuindo de forma consistente para o debate nacional da Política Nacional de Cultura Viva”.
Fonte: Secom/Gov.br






