No momento, você está visualizando Zé Pereira recebe mutirão gratuito de castração e consultas para pets
Consultório móvel da Subea está no Zé Pereira nesta semana. Atendimento gratuito para cães e gatos termina em 1º de agosto Foto: PM CG

Zé Pereira recebe mutirão gratuito de castração e consultas para pets

Consultório Móvel da Subea está no Zé Pereira e atenderá de 28 de julho a 1º de agosto

O Consultório Móvel da Subea (Superintendência de Bem-Estar Animal) realiza, a partir desta segunda-feira (28), atendimento gratuito para cães e gatos no Jardim Zé Pereira, em Campo Grande. A ação ocorre na sede da associação de moradores, localizada na Rua Coronel Zelito Alves Ribeiro, nº 312, ao lado da Arena Poliesportiva.

O mutirão segue até sexta-feira (1º), com atendimentos das 8h às 11h e das 13h às 15h. A cada período, são distribuídas 15 senhas: cinco para castração e dez para consultas clínicas.

Para garantir o atendimento, é necessário apresentar documento com foto, comprovante de residência e o número do NIS (Número de Identificação Social) atualizado. Cada tutor pode levar apenas um animal por vez. A orientação é que os cães estejam com coleira e os gatos, transportados em caixas apropriadas.

A iniciativa tem como foco ampliar o acesso a cuidados básicos de saúde animal em bairros da Capital, principalmente para famílias que não têm condições de arcar com serviços veterinários particulares. Além das consultas, a equipe oferece a castração como medida de controle populacional e prevenção de doenças.

Veterinários e técnicos da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subea e da Sear (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), realizam o atendimento.

A importância da castração

A castração de animais domésticos é essencial para o controle populacional e a saúde dos pets. Além disso, previne doenças graves e contribui para o bem-estar coletivo. Portanto, castrar reduz o abandono e o sofrimento animal. Ainda assim, é fundamental que a população tenha acesso a esses serviços gratuitos, pois assim se fortalece uma cultura de responsabilidade e cuidado. Do mesmo modo, ações como o mutirão da Subea promovem o amor aos animais e protegem a comunidade. Em síntese, castrar é um ato de respeito à vida e à saúde pública.

Fonte: Subea