Consulta pública em Corumbá envolve população no Orçamento Participativo
A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Receita e Administração, abriu uma consulta pública. O objetivo é ouvir a população sobre as prioridades e necessidades da cidade.
Essa iniciativa faz parte do Orçamento Participativo. Essa ferramenta visa estimular a participação popular na definição de políticas públicas. Além disso, busca aumentar a transparência na gestão municipal.
Por meio de um formulário online, disponível na página da Prefeitura na internet, os moradores podem sugerir melhorias. Além disso, também podem indicar áreas de atuação, como por exemplo, Agricultura, bem como Assistência Social, Comércio e Serviços, Cultura, Direitos da Cidadania, Desporto e Lazer, Educação, assim como Energia, Gestão Ambiental, Habitação, Indústria, Patrimônio Histórico, Saneamento, Saúde, Segurança Pública, Trabalho, Transporte, Turismo e por fim, Urbanismo. Dessa forma, a participação popular se torna ampla e diversificada.
A consulta pública ficará aberta até o dia 18 de julho. Para participar, o cidadão precisa informar nome completo, assim como bairro e a área correspondente à sugestão. Nesse sentido, a Prefeitura informa que a população contribuirá para definir as obras e serviços que a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 contemplará.
Mais notícias de Corumbá
Reajuste para servidores da Prefeitura de Corumbá é aprovado; índice é de 5,53%
Os vereadores de Corumbá aprovaram, por 12 votos, o reajuste salarial dos servidores municipais (27). O projeto de lei, encaminhado pelo Executivo Municipal, prevê aumento de 5,53% nos vencimentos dos servidores do Quadro de Pessoal do Executivo, com base na inflação medida pelo IPCA/IBGE no período de maio de 2024 a abril de 2025.
A nova lei, que será sancionada pelo prefeito Gabriel Alves de Oliveira, também estende os percentuais de aumento a aposentados e pensionistas vinculados ao regime de previdência com paridade. A medida não se aplica a servidores que ocupam cargos em comissão.
Para os servidores do magistério, o índice aprovado é de 7,3%, conforme determina a Lei Complementar nº 328/2023. O texto aprovado estabelece ainda que o reajuste terá efeitos retroativos a partir de 1º de maio de 2025.
Fonte: PM Corumbá