Construção da ponte da Rota Bioceânica está avançada
A maior e mais cara obra da Rota Bioceânica, a ponte que ligará o Brasil ao Paraguai, está em estágio avançado de construção no Pantanal.
A ponte, orçada em mais de US$ 100 milhões, conectará Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, a Carmelo Peralta, no Paraguai. A previsão de conclusão é para 2026. O tema é abordado na série da CNN Brasil “Rota Bioceânica: Brasil rumo ao Pacífico”. A exibição ocorre no CNN Prime Time, sendo produzida pelo analista Caio Junqueira, bem como pelo cinegrafista Djalma Sena.
Com 75% da obra já executada, a estrutura impressiona. Isso ocorre principalmente por suas dimensões. São 1.294 metros de extensão e 21 metros de largura. Inclui viadutos de acesso, além de um trecho estaiado. Nesse trecho, as torres alcançam 125 metros de altura. A ponte será a terceira ligação entre os dois países.
Obras complementares e impacto logístico
Para garantir o pleno funcionamento da ponte, estão em andamento as obras de acesso. Elas se estendem por 13 quilômetros e têm custo estimado em R$ 425 milhões. Além disso, a complexidade do projeto se deve à necessidade de construção sobre áreas pantanosas.
A expectativa é que 250 caminhões utilizem a travessia diariamente. Nesse sentido, esse número deverá ser registrado após sua inauguração. Assim, o impacto logístico será significativo.
Porto Murtinho, município de 15 mil habitantes, prepara-se para se tornar um importante hub logístico. A cidade já conta com um novo plano diretor que visa reorganizar sua infraestrutura pelos próximos dez anos, prevendo inclusive a criação de uma área de serviços específica para atender ao fluxo da rota.
Transformação e desenvolvimento regional
A expectativa é que a população de Porto Murtinho triplique. Isso ocorrerá com a chegada de funcionários aduaneiros, bem como de agentes de segurança. Além disso, haverá aumento do fluxo de pessoas.
O município já atrai investidores, visto que possui posição estratégica na bacia platina. Conta, ainda, com porto privado. Nesse sentido, o espaço deve expandir operações com a inauguração da rota.
A obra representa uma mudança significativa para a região, historicamente vista como ponto final da logística nacional. Com o corredor bioceânico, a área se transformará em um importante nó logístico, facilitando as conexões comerciais entre o Brasil e os países do Pacífico.