O mercado da tecnologia cresceu rapidamente no Brasil nos últimos dois anos.
Os brasileiros mais influentes na tecnologia continua registrando mais de 1 smartphone por habitante. São 242 milhões de celulares inteligentes em uso. Desse modo, se adicionarmos os notebooks e tablets, são mais de 352 milhões de dispositivos portáteis.
Na saúde, a telemedicina conquistou médicos e pacientes para casos clínicos e deve permanecer no sistema de saúde brasileiro, de acordo com dados divulgados pela Universidade de São Paulo (USP). Neste sentido, empresas de Healthtech estão em expansão.
Os números do entretenimento também comprovam a interação dos brasileiros influentes com a tecnologia.
Os serviços de streaming representam 21% do tempo de consumo de vídeos dentro de casas brasileiras. A rede Globo, por exemplo, conseguiu se firmar no streaming com a Globoplay chegando ao número de 20 milhões de usuários no país,
Agora que 2022 acabou, vamos mostrar a lista das pessoas mais importantes no ramo da tecnologia do Brasil no ano passado. Acompanhe!
1- Henrique Dubugras e Pedro Franceschi
Os brasileiros Henrique e Pedro fundaram a Brex, fintech que está revolucionando o setor financeiro dos Estados Unidos. Neste ano eles entraram para a lista de bilionários da Forbes dos Estados Unidos ao lado de nomes como Rihanna e Melinda Gates.
2- Conrado Leister
Conrado é o principal executivo da Meta no Brasil. Antes de se juntar a grande empresa de tecnologia ele era presidente regional da Sas, uma empresa de análise e software. No entanto, ele deixou o cargo para integrar a equipe de Mark Zuckerberg no Brasil e se mantém como diretor da empresa.
3- Guilherme Horn
Guilherme tem longa carreira no setor financeiro e foi até o ano passado o diretor de estratégia do banco BV. Antes, foi diretor de inovação da Accenture e sócio da corretora Ágora e da Órama, além de ser investidor e mentor de dezenas de startups.
Neste ano ele foi nomeado Head de operações do aplicativo de conversas Whatsapp no Brasil.
4- Fábio Coelho
Fábio Coelho assumiu em 2011 como presidente do Google Brasil e a partir daí passou a ser figura frequente na Forbes Brasil como um dos dez melhores presidentes de empresas do país.
5- Gabriela Comazzetto
Gabriela tem mais de 22 anos de experiência no mercado de marketing, publicidade, vendas e tecnologia. Atualmente como líder no TikTok Brasil, ela também já passou pela Meta, onde foi responsável pelas indústrias de varejo, e-commerce e viagens. Desse modo, ela também trabalhou em empresas como Microsoft e Ambev.
6- Guilherme Ribenboim
Guilherme chegou a ser vice-presidente do Yahoo na América Latina, onde trabalhou por 12 anos e saiu para integrar a equipe do site de compras coletivas ClickOn como CEO, mas deixou o cargo um ano depois para integrar o time do Twitter, onde se mantém até hoje e atingiu o maior cargo, sendo um dos grandes responsáveis pela estabilidade da rede social no Brasil.
7- Jonathas Freitas
Jonathas Freitas se consolidou como o principal investidor anjo de startups no Brasil e foi noticiado pela mídia internacional como um investidor brasileiro tornando-se importante no mercado global. Jonathas tem no portfólio empresas como Blitzpay, ManyContent e outras 40 startups.
Investe no Brasil, Estados Unidos, Suiça e Ásia. O empresário é também um dos principais influenciadores brasileiros de empreendedorismo e embaixador da BMW e do Instituto Ayrton Senna. Por isso, ele foi considerado pela revista americana US Reporter, como um dos protagonistas do setor privado de tecnologia na América Latina em 2022.
8- Marcio Waldmann
Marcio é o fundador da Pet Love, maior e-commerce de produtos para pets do Brasil. Neste ano eles compraram o plano de saúde pet Nofaro e incorporaram os clientes da Porto Seguro, tornando-se o maior ecossistema de produtos e serviços Pet do Brasil com as marcas Petlove, Vet Smart, Vetus, DogHero e Porto.Pet.
9- Paulo Fernandes
O Kwai se consolidou como o terceiro aplicativo mais baixado do Brasil em 2022. No comando desta operação, Paulo Fernandes se destacou como diretor do Kwai for Business nas Américas.
10- Patricia Muratori
Patrícia era do setor de agência de publicidade com grande destaque e até prêmios, foi para o Google em 2013, permaneceu por 6 anos até ser convidada para comandar o YouTube Brasil. Ela aproximou o espectador brasileiro da paixão nacional, ou seja, o futebol, e vê a plataforma bater recordes de audiência, além de ter um trabalho de destaque atuando contra fake news.
Fonte: ohoje