O Mato Grosso do Sul é um estado cheio de paraísos naturais e lugares incríveis para se conhecer
Conheça o Pantanal em Mato Grosso do Sul, sua maior riqueza, é repleto de vida, seja dos animais silvestres que vivem ali como de suas mais variadas vegetações. Além disso, os vários rios que cortam a região formam cenários surreais que atraem muitos turistas. É o caso de Bonito.
Não à toa, a cidade recebeu esse nome devido à beleza de suas grutas, cachoeiras e rios. O mesmo ocorre com Nobres, conhecida pelos rios de águas cristalinas, grutas e cachoeiras.
Mas, para além dos destinos conhecidos, há vários paraísos naturais e lugares para conhecer em Mato Grosso do Sul que não tem muita exploração pelo turismo.
Sem dúvida nosso objetivo aqui é justamente apresentá-los a você.
O que esperar do Mato Grosso do Sul
Porta de entrada do estado para quem chega de avião, a capital Campo Grande já é um bom exemplo do que se pode esperar do Mato Grosso do Sul. Mais do que um lugar de passagem, a cidade organizada, conta com inúmeras áreas verdes e muitas opções de lazer.
Mas, quando o assunto é beleza natural, as cidades na região da Serra da Bodoquena e no Pantanal deixam qualquer um de queixo caído. E é sobre essas cidades que falaremos mais a seguir.
Só para te situar, a Serra da Bodoquena conhecida por sua natureza praticamente intocada, com matas, cachoeiras, rios cristalinos, paredões rochosos, cavernas e grutas. Além disso é o lar de araras, tucanos, macacos, capivaras e outros animais silvestres.
A área de proteção ambiental integra o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, mantido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Já o Pantanal sul mato grossense é o lugar ideal para quem curte ecoturismo e deseja ver, de perto, animais silvestres, como a onça pintada. Aliás a contemplação pode ser em fazendas exclusivamente ao turismo ou na Estrada Parque do Pantanal – uma área em Corumbá feita para esta finalidade pelo governo do Mato Grosso do Sul.
Ficou interessado em conhecer esse fantástico estado brasileiro? Então, veja mais dicas sobre os paraísos naturais e lugares para conhecer em Mato Grosso do Sul.
Mais paraísos naturais para conhecer em Mato Grosso do Sul
Para além dos destinos mais famosos, Mato Grosso do Sul tem muitos paraísos naturais para conhecer. Por isso, ao viajar para esta região, experimente visitar um desses lugares incríveis.
Jardim
Localizada a 237 km de Campo Grande, Jardim é uma cidade repleta de belezas naturais. Porém, por muito tempo foi ofuscada pela vizinha, Bonito. Tanto que muitos lugares confundem e indicam atrações de Jardim como se estivessem em Bonito.
Jardim fica na região do Parque Nacional da Serra da Bodoquena e abriga lugares belíssimos, que impressionam principalmente pela diversidade de fauna e flora.
Um exemplo é o Buraco das Araras, que fica a 28 km do centro da cidade. Dentro da Fazenda Alegria, o buraco tem dimensões gigantescas: 100 metros de profundidade e 160 metros de diâmetro. Nele, vivem muitas espécies de animais, com destaque para as araras, que se refugiam em seus paredões.
Lagoa Misteriosa
Outra atração de Jardim é a Lagoa Misteriosa. Com 30 metros de largura e 60 metros de comprimento, ela forma uma linda paisagem. O nome vem do fato de sua profundidade e desconhecida. Várias pessoas já tentaram alcançar o fundo da lagoa, mas o mais longe que se chegou – e ainda não alcançou o objetivo – foi a 220 metros.
Bodoquena
Município que leva o nome da famosa serra de Mato Grosso do Sul, Bodoquena fica a 271 km de Campo Grande. Além das belezas naturais, certamente abriga uma grande quantidade de animais silvestres.
Bodoquena fica na área de conservação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena e é famosa por suas belas cachoeiras ,a maior parte aberta para visitação.
Assim também, há várias trilhas em Bodoquena. A principal é a Trilha Ecológica Boca da Onça, que percorre 4 km dentro da mata.
O trajeto, além das belezas naturais e muita diversidade, revela cachoeiras e piscinas naturais excelentes para banhos.
Corumbá – Pantanal sul-mato-grossense
Conheça Mato Grosso do Sul e não deixe de visitar a Capital da região pantaneira, Corumbá fica a 426 km de Campo Grande, próximo à fronteira com a Bolívia.
Desse modo a cidade possui uma ótima estrutura turística voltada às belezas naturais do Pantanal sul- mato-grossense. Aliás os passeios revelam a biodiversidade da fauna e da flora da região.
Há safáris fotográficos, cavalgadas em fazendas pantaneiras e contemplação de animais silvestres na Estrada Parque – uma trilha de 120 km de extensão.
Além disso, Corumbá tem muitas atrações históricas, como o Casario do Porto e o Museu do Pantanal. Além do Forte Coimbra e o Forte Junqueira, fortalezas erguidas para a defesa do Brasil na Guerra do Paraguai.
Piraputanga
Piraputanga é um distrito da cidade de Aquidauana e fica em uma região privilegiada por uma natureza exuberante.
O local, que recebe o nome de um peixe, fica às margens do Rio Aquidauana cercado pelas montanhas da Serra de Maracaju.
Além de muito tranquila, ideal para quem procura sossego, Piraputanga é referência para a prática de mountain bike, trekking e observação de pássaros.
Conheça Mato Grosso do Sul, uma estrada e morros maravilhosos. Nesse caso, nos referimos a principal atração é a Estrada Parque Piraputanga, que corta parte da serra e passa entre pontos importantes, como o Morro do Chapéu e o Morro do Paxixi.
Parque Estadual Encontro das Águas
O Parque Estadual Encontro das Águas recebeu este nome porque fica em uma região rica em cursos d’água. No local, estão as bacias dos rios Cuiabá, Piquiri, Cassange, Pirigara, Três Irmãos e Alegre.
O parque criado, desse modo, em 2005 e ocupa uma área de mais de 108 mil hectares, com grande diversidade de fauna e flora. Portanto lá é possível observar onças e jacarés.
Contudo, para visitá-lo é necessário ter autorização, já que está em área de proteção ambiental.
Localizado entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço, o Parque Estadual Encontro das Águas é um dos paraísos naturais e lugares para conhecer em Mato Grosso do Sul.
Fonte: turismo.ms