Etapa estadual da premiação que valoriza o empreendedorismo feminino recebeu mais de 150 inscrições. Vencedoras poderão representar o estado na etapa nacional
Na noite da ultima quinta-feira (25), o Sebrae/MS anunciou as vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, iniciativa que valoriza o empreendedorismo feminino ao premiar histórias inspiradoras de empresas lideradas por mulheres.
Contudo, uma solenidade realizada na sede da instituição em Campo Grande, foram reveladas as nove finalistas e deste número, as três campeãs de cada categoria da premiação, sendo delas: Pequenos Negócios, Microempreendedora Individual e Produtora Rural.
A empresária que conquistou o primeiro lugar na categoria Pequenos Negócios foi Heloisa Garcia Barbosa, da “Doce Grão – Sobremesas Sem Culpa”, de Campo Grande. O segundo lugar foi ocupado pela empreendedora Érika Salomão de Oliveira, da “Donna Santi Store”, também da Capital, e em terceiro, ficou Estela Zarza Manze, da “Dibonito Cachaça”, empreendimento de Bonito.
Já na categoria Microempreendedora Individual, em primeiro lugar, ficou Carolina dos Santos Debus, do negócio “Ki.Monaria”, de Campo Grande. Conquistou a segunda posição Ana Regina Maidana Dias, do “Ateliê Pérolas de Ana”, da cidade de Guia Lopes da Laguna, e, por fim, na terceira colocação, ficou Natália Grazielle Adriano Pacheco, da “Ngcachos”, de Chapadão do Sul.
E na ultima categoria Produtora Rural
Por fim, ocupou o primeiro lugar Juliana Moro Trombini, da fazenda “Soul Leve”, do município de Pedro Gomes. A segunda colocação ficou com Maria Romilda Alves, da “Queijos Canaã”, de Corumbá, e conquistou o terceiro lugar Valéria Gaiola Galdioli Lima, da “Sabor da Roça”, também de Corumbá.
Em 2022, a etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios em Mato Grosso do Sul recebeu 155 inscrições, abrangendo a participação de empreendedoras de 33 municípios. Esta premiação realizada no âmbito do programa Sebrae Delas.
Durante a solenidade de premiação, a diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela França, idealizadora do Sebrae Delas, reforçou a retomada da premiação em 2022, ano em que o Sebrae completa cinco décadas de atuação.
Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso, que visa acelerar negócios comandados por mulheres.
Além disso, ela destacou a importância de ações para fomentar o empreendedorismo feminino. “O empreendedorismo feminino é uma pauta necessária e relevante. Quando a gente olha para essa pauta, olhamos números também, quanto à melhoria da economia. Neste contexto, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é um reconhecimento de uma jornada que se constrói a cada dia”, disse.
As vencedoras da etapa estadual receberam troféu, certificado e uma missão técnica com capacitação de oito horas. As três vencedoras por categoria irão concorrer na etapa regional e podem chegar à grande final da premiação, realizada pelo Sebrae Nacional, em Brasília, em novembro.
A análise do relato das empreendedoras inscritas considerou os desafios para abrir o empreendimento, participação ativa nos negócios, perseverança e superação, preocupação com a preservação do meio ambiente e cultura da sua região, lições aprendidas, contribuição para o desenvolvimento de outras empreendedores da sua comunidade, entre outros pontos. E, neste sentido, a história das campeãs mostram que elas cumpriram os requisitos.
Conheça a história das três vencedoras
1º lugar, categoria Pequenos Negócios: A empresa Doce Grão – Sobremesas Sem Culpa, de Heloisa Garcia Barbosa, é a primeira cafeteria 100% livre de glúten e da proteína do leite em MS. Os produtos são voltados para pessoas que apresentam alguma restrição alimentar, como alergias, intolerâncias, ou mesmo quem não consome determinados alimentos devido ao estilo de vida ou motivos religiosos. “A Doce Grão Sobremesas Sem Culpa nasceu depois que um problema de saúde me impediu de comer minhas comidas favoritas. Queria um lugar em que eu pudesse comer sem culpa, então eu, uma jornalista, fui desbravar as panelas. Hoje emprego quatro mulheres, todas mães. E o Prêmio vem coroar este momento, que mostrou que estava certa em enfrentar todas as dificuldades”, disse Heloisa.
1º lugar, categoria Microempreendedora Individual: A Ki.monaria é uma marca autoral que nasceu em 2020, criada pela designer de moda Carol Debus. É uma empresa que acredita na valorização da beleza natural de cada mulher, por meio de uma moda acessível. Ela produz quimonos de forma artesanal, que se adaptam a qualquer estilo de vida. Durante a premiação, a empresária parabenizou as outras empresárias que participaram da competição. “Estou muito feliz, porque o caminho não é fácil. Primeiro quero agradecer ao Sebrae por apoiar tantas mulheres e compartilhar histórias, isso cresce e nos incentiva. A gente percebe que o problema da outra é o nosso mesmo. Também quero parabenizar outras mulheres que tiveram a coragem de contar as suas histórias”.
Sebrae de Mulher de Negócios
1º lugar, categoria Produtora Rural: fazenda “Soul Leve” produz manteiga Ghee sem lactose e sem caseína, a partir da nata do leite. Além disso, o empreendimento planta e processa a própria cúrcuma, e busca ainda fomentar a economia local incentivando outros produtores a plantar também. Atualmente, vendem o produto para todo o território nacional, especialmente para empórios e lojas de produtos saudáveis. Na cerimônia de premiação, a produtora rural Juliana Moro Trombini contou o começo da sua história e reforçou a importância da fé. “Em 2014, larguei tudo – trabalhei 10 anos no mercado financeiro –, para acompanhar meu marido no ‘meio do mato’. E no momento da nossa vida que a gente não tinha dinheiro para nada, tudo que tínhamos era terra, mas já pensava: um dia essa fazenda será autossustentável. Hoje vendemos para todo o território nacional. Estou aqui para dizer que é possível começar do zero”, disse.
Fonte: progresso