Através de uma simulação 3D, a tela mostrará o ambiente da Floresta Amazônica e o usuário pode se guiar através de setas
O Espaço Interativo de Ciências (EIC) ligado à Universidade de São Paulo (USP) criou um jogo interativo que permite explorar a Amazônia sem sair de casa, usando apenas um computador com conexão à internet. A Floresta Amazônica é um dos biomas mais importantes do mundo, abrigando uma fauna e flora inestimável. Principalmente para crianças, a diversidade do local é uma importante fonte de aprendizado.
Floresta Amazônica em casa
- Trata-se do Floresta Virtual, um gametur que permite conhecer a Floresta Amazônica de um jeito lúdico e visual.
- O projeto é ligado ao Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP e ao Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), e tem o objetivo de despertar nos jovens a importância da preservação do bioma e das espécies que vivem por lá.
- Feito com colaboração de especialistas e estudantes multidisciplinares. Tanto de áreas como Tecnologia da Informação como Ciências da Natureza.
- De acordo com o Jornal da USP, eles desenvolveram o projeto usando modelos 3D em ferramentas como Unity 3D (que permite criar jogos interativos em 3D), Blender (software de modelagem e animação), Gimp (de edição de imagens), Billboards (uma técnica que permite focar uma imagem toda vez que ela entra na câmera) e Figma (uma ferramenta de design online para criar a interface do jogo.
- Além disso, os desenvolvedores usaram técnicas de user interface (UI) e user experiences (UX). Assim, exercitando ensinamentos de suas respectivas áreas.
Como funciona o jogo
O jogo mistura aventuras interativas e momentos de aprendizagem. Através de uma simulação 3D, a tela mostrará o ambiente da Floresta Amazônica e o usuário pode se guiar através de setas ou atalhos no teclado do computador.
Ao se deparar com animais e plantas da fauna e flora amazônica, como onças, peixes e árvores gigantes. Assim, como a sumaúma, o jogador pode clicar e receber informações sobre eles, desde dados gerais até curiosidades. Além disso, durante o jogo, ele poderá participar de testes para testar seus conhecimento e obter pontos, exercitando a memória e a atenção dos jovens.
Fonte: olhardigital