Papagaios exigem cuidados e atenção do dono, como qualquer outro animal de estimação
Aves como papagaio também podem ser boas companhias para os humanos, e há quem ame assumir o papel de pai ou mãe desses pássaros, porém, justamente por não serem os pets mais populares, algumas pessoas ainda não sabem os cuidados básicos que devem ter com esse animal.
O médico-veterinário Fernando Oliveira listou quatro coisas que você deve saber se já tem um papagaio em casa ou planeja ter essa ave como pet:
1 – Vermifugação
Você já deve ter ouvido falar em vermifugar cães e gatos, mas sabia que o papagaio também precisa desse cuidado especial? Os pássaros, principalmente, aqueles que serão mantidos a maior parte do tempo em gaiolas, não têm contato com ambientes diferentes e não costumam cheirar fezes de outros animais, por exemplo, porém, eles precisam passar pela vermifugação a cada seis meses ou o tempo estipulado pelo médico-veterinário.
2 – Alimentação
É importante que o tutor fique atento à dieta nutricional do animal. Fernando alertou que é um erro grave oferecer alimentos como leite, café e chocolate para esses pets. Ele também pontuou que o uso contínuo de semestres de girassol é bastante prejudicial à saúde da ave. “Só para você ter uma ideia e fazer um comparativo, o [uso do] girassol seria a mesma coisa de um ser humano passar a vida comendo apenas chocolate. Eles [os pássaros] gostam, mas isso causa danos severos no papagaio”, afirmou.
A situação é tão grave que dá para notar na pelagem do animal quando ele está com excesso desse alimento no organismo. De acordo com o veterinário, quando a ave está sofrendo por ingestão contínua de girassol, ela tende a ter um aumento de mancha amarela em suas penas.
3 – Crescimento de unhas e bicos
Se engana quem acredita que papagaio não precisa cortar a unha e lixar o bico. As aves que ficam na natureza não costumam precisar da ajuda humana para fazer tais atividades. Já que posam em árvores, por exemplo, e conseguem desgastar as unhas por conta própria. Porém, dentro de casa, Fernando Oliveira orientou que o tutor compre materiais para o pet roer.
É comum que o animal passe a roer as coisas dentro de casa, se não tiverem seu próprio material para que ele desgaste a unha e o bico.
4 – Espaço e locomoção
Apesar de muitas pessoas criarem aves em gaiolas, elas precisam de espaço para se locomover. O médico-veterinário aconselhou que os donos desses pets levem o animal para um especialista para que ele avalie a possibilidade cortar as asas do papagaio, para que ele se exercite. Dessa forma, a ave não precisará ficar presa o tempo todo.