Você está visualizando atualmente ORIGENS: Confira 5 receitas que são herança da culinária indígena
A culinária indígena trás simplicidade nas receitas.

ORIGENS: Confira 5 receitas que são herança da culinária indígena

A base dessa alimentação são produtos orgânicos da terra, como tapioca, mandioca, milho e banana.

Descubra o modo de preparo de alguns pratos que herdamos desta culinária!

Conservantes, corantes, aditivos artificiais são itens que não fazem parte da culinária indígena. Por isso, a base dessa alimentação são produtos orgânicos, da terra, como tapioca, mandioca, milho e banana.

Com cores e texturas diferentes, a comida é extremamente saborosa, tendo a pimenta como um dos protagonistas dos preparos, mas a fauna e a flora da região de cada tribo contribui para o cardápio.

Por isso, as refeições baseadas na água e no fogo, elementos da natureza que são contemplados pelos povos originários. Além disso, a preparação do alimento é como um momento sagrado da cultura, dependendo dos costumes, que variam de tribo para tribo, apenas as pessoas conhecidas como “donas da sabedoria” tocam na comida.

Ao longo do tempo, as pessoas passaram a buscar, cada vez mais, gastronomias diferentes que remetem à cultura brasileira. Assim, nós separamos cinco receitas que são herança da culinária indígena para você também cozinhá-las!

1. Goma de tapioca natural

Saiba como fazer goma de tapioca (Foto: Divulgação )
Saiba como fazer goma de tapioca na receita da chef Heloísa Bacellar

A tapioca é um alimento presente no dia a dia da gastronomia indígena e é uma fonte de carboidrato. Geralmente, faz parte do café da manhã de muitos brasileiros. A chef Heloísa Bacellar ensina como fazer a goma de tapioca natural de forma prática.

2. Tacacá

Tacacá (Foto: Elisa Correa)

Tacacá feito pela chef Mara Salles, do Tordesilhas

Essa receita é conhecida no norte do país e a base é feita de mandioca e camarão. Com um caldo mais fino e um sabor concentrado, o tacacá faz sucesso na culinária indígena. Veja o prato feito pela chef Mara Salles, do Tordesilhas.

3. Macaxeira

Chef dá o passo a passo para fritar mandioca já cozida (Foto: Pixabay / RodrigoEuDigo0 / CreativeCommons)
Chef dá o passo a passo para fritar mandioca já cozida 

A macaxeira é um petisco conhecido em vários restaurantes e bares do Brasil. Dessa forma, servida como entrada, prato principal e até acompanhamento. Mas, na culinária indígena, a mandioca é muito consumida. A chef Ina de Abreu, do restaurante Mestiço, ensina uma receita fácil de preparar e muito saborosa.

4. Peixe grelhado e purê de banana-da-terra

Badejo grelhado com crosta de baru, purê de banana-da-terra e vinagrete de laranja (Foto: Ricardo Corrêa / Casa e Comida)
Badejo grelhado com crosta de baru, purê de banana-da-terra e vinagrete de laranja 

Como várias tribos caçam seu próprio alimento, os peixes são sempre uma opção de prato na culinária indígena. Então, a receita da Ana Luiza Trajano, do Brasil a Gosto, mostra o passo a passo dessa receita.

5. Sopa de milho

Sopa de milho (Foto: Divulgação )
Sopa de milho criada pelo chef Gustavo Rozzino 

Nas tribos tupis, principalmente, o milho era consumido de diversas maneiras. Confira a receita do chef Gustavo Rozzino, que executada por Rodrigo Tambelli, do Mi Casa.

Nota da editora: A editora do MS POST, Eliane Lopes,  conferiu o cardápio indígena do Restaurante Tordesilhas em São Paulo (Alameda Tietê, 489 – Jardins, São Paulo) e a experiência foi extraordinária. Pratos preparados de forma impecável e sabores que alternam suavidade e explosão degustativa. Atendimento cortês de toda equipe. Conversamos com a chef Mara Salles que recebe a todos com surpreendente hospitalidade. As mesas à nossa volta estavam cheias de famosos e famílias tradicionais de São Paulo. Pagamos preços justos à altura da experiência.

 

Fontes: segredosdacomida, revistacasaejardim, receitaria – Foto Tacacá: Elisa Correa / Divulgação, Foto Macaxeira: Pixabay / RodrigoEuDigo0 / CreativeCommons.