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A mostra, realizada no Conjunto Nacional, em São Paulo, chamou a atenção pela presença constante do verde, em suas mais diversas formas

Conexão com a natureza marca ambientes da CASACOR 2023

A natureza, exposta na abertura da CASACOR, marcou presença na maior parte dos ambientes

A edição 2023 da CASACOR,  ditou tendências de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores e, este ano, trouxe como tema “Corpo & Morada”, traduzindo nos ambientes diferentes abordagens de desafios do nosso tempo como inclusão, diversidade e sustentabilidade. Assim a mostra, realizada no Conjunto Nacional, em São Paulo, chamou a atenção pela presença constante do verde, em suas mais diversas formas.

Aliás no primeiro espaço, dando as boas-vindas ao circuito com 74 ambientes, a arquiteta Alessandra Caiado Cardim e o botânico Ricardo Cardim, projetaram um jardim com espécies nativas. Seguindo os princípios da Floresta de Bolso técnica desenvolvida para recuperar a biodiversidade e trazer o verde de volta aos espaços e à rotina dos centros urbanos. Assim, a Floresta de Bolso tem como base espécies de crescimento rápido, que se adaptam bem ao ambiente e que precisam de pouca manutenção.

Além disso a natureza, exposta na abertura da CASACOR, marcou presença na maior parte dos ambientes. Mais do que as plantas, a busca por elementos naturais se fez presente na escolha dos materiais e cores. A Casa LG, assinada pelo escritório BC Arquitetos, foi exemplo desta tendência. Os produtos da marca, incluindo lançamentos exclusivos, se misturavam com elementos naturais como a terra e o barro. Assim, fazendo um convite para uma morada onde passado e futuro se encontram. Portanto, a proposta era mostrar que podemos viver em um mundo conectado. Sem perder o contato com nossas raízes, ou deixar de lado o cuidado com o meio ambiente.

Voltar às origens

“Buscamos imprimir na Casa LG uma volta às origens, às raízes humanas, para encontrar inspiração e soluções arquitetônicas que promovam uma conexão mais profunda e autêntica entre o ser humano e o espaço em que habita”, explica o arquiteto Bruno Carvalho. “Além disso, o uso de materiais naturais em conjunto com a escolha da cor magenta da marca LG como elemento arquitetônico principal criam uma contraposição interessante entre o conceito de ancestralidade e a tecnologia, colocando ambos em posição de destaque”, completa.

O design dos equipamentos da marca trouxe o minimalismo como tendência. Com a tecnologia, o tamanho de muitos produtos pôde ser propositalmente reduzido e o seu uso simplificado. Dessa forma, gerando mudanças na parte visual e no impacto ambiental dos produtos. Pelo sexto ano consecutivo a marca foi a parceria oficial e exclusiva de tecnologia do evento. Seus produtos estiveram presentes na Casa LG e em mais de 40 espaços, totalizando 170 equipamentos na mostra.

Portanto, para garantir a refrigeração dos ambientes da CASACOR, os produtos contaram com o sistema LG Multi Split. Que aliás necessita de apenas uma unidade externa para o resfriamento e aquecimento de todos os espaços da casa. Gerando economia de energia em comparação com sistemas individuais para cada ambiente.

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Lançamentos e posicionamento

Durante a CASACOR 2023, a LG buscou mostrar aos visitantes os produtos que além de serem marcados pelo pioneirismo no uso de tecnologia e inteligência artificial, também apresentam benefícios quando o assunto é sustentabilidade. Como maior eficiência energética e menor consumo de água, por exemplo.

A barra de áudio LG Sound Bar SC9S substitui caixas de som (que ocupam um espaço muito maior), garantindo um visual mais clean aos ambientes e facilidade de manutenção e transporte. Outros produtos em destaque são a caixa de som LG XBOOM XG9 Power e a LG XBOOM 360. A linha soundbar prioriza design sustentável e, em 2022, alguns modelos passaram a ser fabricados com tecido de malha de poliéster, autenticado pelo selo GRS (Global Recycled Standard), que reconhece o uso de materiais recicláveis. Além disso, a partir deste ano, a linha inclui resina plástica reciclada em sua composição.

Os refrigeradores e máquinas de lavar e secar roupas também combinam a estética com benefícios ambientais. A porta da geladeira Geladeira LG French Door tem um vidro que possibilita ver o interior, com uma luz interna acionada por dois toques na superfície. Contudo, isso evita que seja necessário abrir o refrigerador. Evitando o gasto desnecessário de energia.

Já a lavadora e a secadora se integram na LG WashTower. Os equipamentos estão conectados entre si e o compartilhamento de informações otimiza o processo. Com a secadora iniciando o aquecimento quando a lavadora está terminando sua função, por exemplo. Entretanto, o resultado é uma gestão melhor de tempo e energia elétrica.

Economizar

Nas linhas de lavadoras e secadoras, o recurso Turbo Wash 360° permite ciclos de lavagem até 30 minutos mais rápidos. Essa função otimiza o enxague das roupas, economizando tempo, água, dinheiro e recursos ambientais. Toda a linha de lavanderia Smart possui Inteligência Artificial que, por meio de sensores, adapta os movimentos do cesto, garantindo uma lavagem profunda e com maior conservação dos tecidos. Além disso, ela calcula a quantidade ideal de água para lavar diferentes volumes de roupas, desde peças pequenas até edredons e grandes toalhas.

A lavadora e secadora com design em formato de torre tem capacidade de lavagem de 17kg. Este ano, a novidade foi uma torre com foco em espaços menores e capacidade de 14 kg. Seguindo a tendência de casas compactas.

Uma década de inovação

Os televisores receberam um destaque especial porque neste ano a LG celebra 10 anos da tecnologia OLED. A nova linha trouxe mais personalização aos modelos, que podem ser programados de acordo com as preferências e gostos individuais de cada consumidor. A OLED G3 tem 70% mais de brilho em comparação a outras OLEDs. Outro grande destaque é a chegada da OLED Z3, a primeira OLED 8K no mercado nacional.

Além disso, as TVs OLED evo de 2023 são de fácil locomoção, considerando o material de fibra composta, que reduz o peso total da TV. Dentre os lançamentos estão as séries C3 e G3, os painéis da linha produzidos pensando em todo o ciclo de vida ambiental, desde a fabricação, embalagem, uso e descarte. Além disso, toda a linha é feita de materiais mais leves do que antes. Sendo a emissão de CO2 33% menor durante o transporte dos produtos de TV.

Na sala de estar da Casa LG uma OLED transparente, que mostra o cenário atrás de si e imagens na tela, harmonizando conteúdo e ambiente de maneira natural. Desse modo, a tecnologia deste lançamento possibilita uma estrutura mais fina e uma elevada transparência de 38%, superior à das telas LCD transparentes convencionais.

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Embalagens

A TV embalada apenas com o suficiente para chegar até o consumidor com segurança  uma caixa de papelão reciclável e uma bolsa de base biológica para o controle remoto.

Sustentabilidade

Desde 2018, a LG está implementando uma nova gestão em ESG, com metas de médio e longo prazo, reunidas em 3 eixos “For the Planet” (Para o Planeta), “For People” (Para as Pessoas) e “Social Impact” (Impacto Social). São 6 compromissos com foco em mitigar os impactos ambientais resultantes do processo de produção global da LG. Como na gestão do ciclo de vida dos produtos e no desenvolvimento de produtos de alta tecnologia com soluções inovadoras e ecologicamente conscientes.

Entre estes compromissos, três têm foco em iniciativas ambientais: alcançar a neutralidade de carbono e uso de energias renováveis, fortalecer uma economia circular e desenvolver produtos amigos do meio ambiente. Em relação à neutralidade de carbono, a meta é reduzir em 50% as 1,93 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (tCO2e) geradas em 2017.

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Confira abaixo outras metas anunciadas pela empresa:

  • Redução das emissões de Gases do Efeito Estufa ao mesmo tempo que aumenta a eficiência energética: A empresa planeja aplicar as tecnologias de produção inteligente utilizadas na LG Smart Park em 26 das suas instalações de produção em 30 países. Assim, acelerando a transformação digital da sua rede de produção global até 2025.
  • Serviço gratuito de coleta de lixo eletrônico² em 52 países e pretende coletar, entre 2006 e 2030, mais de 8 milhões de toneladas de aparelhos usados.
  • Meta de reciclagem: a LG está melhorando os processos existentes para aumentar ainda mais seu índice de reciclagem e quer chegar a 95% até 2030.
  • Estimativa de uso de plástico reciclável: a LG projeta que, de 2021 a 2030, terá utilizado um total acumulado de 600 mil toneladas de plástico reciclado na produção de novos eletrodomésticos.
  • Redução total de carbono: pretende reduzir em 20% a emissão total de carbono na etapa de uso dos produtos.

Parceria brasileira

Reforçando as metas globais da companhia, a LG estabeleceu uma parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) para engajar e facilitar o acesso dos consumidores às centrais de descarte correto de resíduos eletrônicos. Com a iniciativa, quem compra produtos da LG terá acesso facilitado aos mais de 4 mil pontos de recebimento disponíveis. Desse modo, garantindo a destinação final ambientalmente correta a 100% dos produtos pós-consumo de uso doméstico.

A LG se compromete em desenvolver produtos com o menor impacto ambiental. Com uma linha de produção mais sustentável em suas unidades e na implementação de logística reversa. A ABREE auxilia os consumidores no descarte dos seus eletrônicos. Assim, disponibilizando centrais de logística reversa em mais de 1,3 mil municípios de 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Fonte: ciclovivo