Ideia da parceria entre Conab e Sebrae é fortalecer e dar assistência à produtores menores
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) anunciaram uma parceria de cooperação técnica para o desenvolvimento de tecnologias em comercialização de produtos e serviços. Voltadas principalmente para fortalecimento de pequenos agronegócios.
De acordo com nota da Conab, com o acordo será possível ampliar o acesso ao Sistema de Comercialização Eletrônica da estatal. Por meio de ações de capacitação e assistência técnica e de gestão.
“O sistema pode ser usado para produtos ligados à agricultura. Ou seja, tanto por órgãos públicos que necessitem adquirir alimentos quanto por particulares que tenham interesse em ofertar seus produtos, insumos ou serviços”, informa a companhia.
“Queremos expandir o acesso dos pequenos e microempreendedores ao Sistema de Comercialização da Conab. Assim, aumentando o número de seus fornecedores e melhorando os preços na aquisição de insumos”, explica o diretor de Operações e Abastecimento da Conab, José Trabulo Júnior.
O acordo de cooperação técnica também promove um canal de troca de experiências e informações entre instituições. Elas atuam então com foco na geração de negócios e novas oportunidades de acesso ao mercado.
Uma análise realizada pela Conab sobre a comercialização de frutas e hortaliças nas principais Centrais de Abastecimento do país mostra bons sinais. Pois a uva deve chegar nos mercados com preços acessíveis, sem disparada.
“O volume da produção nacional deverá aumentar com o início das safras de Louveira/Indaiatuba (SP), Porto Feliz (SP) e Marialva (PR) em novembro. Isso pode ser prenúncio de bons preços ao consumidor. Ou pelo menos uma estabilidade”, pondera o superintendente de Estudos Agroalimentares e da Sociobiodiversidade da Conab, Marisson Marinho. No caso do pêssego, a boa produtividade na safra deste ano tenderá a manter os valores mais acessíveis, com algumas reduções sendo observadas já em novembro.