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O Seguro-Desemprego é um benefício social concedido pelo Governo Federal a todas as pessoas que foram dispensadas sem justa causa.

Como solicitar o seguro-desemprego pelo celular

O Seguro-Desemprego é um benefício social concedido pelo Governo Federal a todas as pessoas que dispensadas de empregos formais sem justa causa. Assim que a demissão for oficializada, o usuário pode solicitar o benefício no conforto de casa via computador ou celular.
Dessa forma, confira um tutorial de como dar entrada no Seguro-Desemprego pelo aplicativo no smartphone.

Então, o benefício social pedido por uma série de aplicativos, mas neste tutorial, usaremos como exemplo o app da Carteira de Trabalho Digital.

  1. Abra o aplicativo

    Vasculhe a sua área de trabalho e procure pelo app da Carteira de Trabalho Digital. Ao encontrá-lo, clique sobre o mesmo para abri-lo;

  2. Acesse o menu de opções

    No lado direito inferior, clique sobre o ícone com “três barrinhas” para acessar o menu de opções do aplicativo;

  3. Inicie o processo de solicitação

    Dentre as opções disponíveis, selecione o botão “Benefícios” para indicar o tipo de benefício social desejado;

  4. Selecione o benefício

    Clique no botão “Seguro-Desemprego”;

  5. Escolha a ação

    O aplicativo dará duas opções: acompanhar um processo já existente ou solicitar um novo processo. Clique em “Solicitar” para dar continuidade;

  6. Escolha o tipo de seguro                                       

Por fim, escolha um entre os dois tipos de Seguro-Desemprego e clique na opção desejada para continuar. Então, basta seguir os passos que o aplicativo indicar e portar em mãos os documentos solicitados.

Quem pode solicitar o benefício e quais os documentos necessários?

Como já dito anteriormente, o Seguro-Desemprego é um auxílio financeiro que visa sustentar trabalhadores formais que recentemente dispensados sem justa causa. O programa é útil para os cidadãos que, após a demissão, não possuem condições de sustentar a si mesmos ou a sua família enquanto procuram por um novo emprego.

Para ter direito ao benefício social, o trabalhador não pode ter sido dispensado por motivos como abandono de emprego, término de contrato de trabalho, ou por excesso de faltas.

Além disso, o beneficiário não pode deter outros benefícios sociais ou renda própria. Também é requisitado que o trabalhador tenha empregado por determinada quantidade de tempo em uma mesma empresa, o que será avaliado durante o processo de solicitação.

Os documentos necessários não RG, CPF, e o Documento do Requerimento de Seguro-Desemprego (enviado somente pelo empregador).

Como receber o benefício?

O depósito dos valores referentes ao Seguro-Desemprego depositado em uma conta bancária previamente indicada pelo solicitante. O mais comum é que o trabalhador utilize uma conta poupança da Caixa Econômica Federal.

Fonte: olhar digital