No momento, você está visualizando Como pais e professores podem ajudar na reta final do Enem sem aumentar a pressão
Especialistas orientam sobre como pais e professores podem apoiar os estudantes para o Enem sem gerar ansiedade ou cobrança excessiva. Foto: agência brasil

Como pais e professores podem ajudar na reta final do Enem sem aumentar a pressão

Com a reta final da preparação para o Enem, pais e professores precisam apoiar os estudantes para que eles tenham um bom desempenho nas provas

Ansiedade, oscilação de humor, autocobrança e sobrecarga são comuns na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo assim, ter o suporte dos pais e dos professores faz a diferença nesse momento. Quando a preparação envolve também gestão emocional e rotina equilibrada.

 Especialistas reforçam que os pais e a escola têm papéis complementares no caminho até o vestibular. Os professores reforçam os conteúdos importantes e orientam sobre as estratégias de prova. Enquanto os pais garantem o apoio emocional e logístico para manter uma rotina saudável.

“Não descuidar do sono, da alimentação, da hidratação e do exercício físico pode fazer muita diferença no resultado final”, aponta Idelfrânio Moreira, gerente executivo de ensino e inovações do SAS Educação.