Você está visualizando atualmente Como harmonizar comidas e bebidas que já são incríveis?
Saber a comida e bebida que harmonizam é interessante, mas compartilhar esse momento é melhor

Como harmonizar comidas e bebidas que já são incríveis?

Harmonizar vai muito além de comer um bom prato que acompanhe sua bebida preferida

Você já se perguntou se é possível tornar pratos que já são incríveis, ainda melhores? Ao harmonizar comidas e bebidas podemos realçar os sabores dos alimentos e tornar a experiência gastronômica ainda mais rica. Pensa no seu prato preferido acompanhado da bebida certa!

Existem tantas possibilidades, que acabamos ficando com dúvidas na hora de escolher a bebida ideal para acompanhar a sua receita.

Harmonizar vai muito além de comer um bom prato que acompanhe sua bebida preferida.

No entanto, você não precisa se tornar um sommelier para aprender a harmonizar, testar e combinar os sabores, características das bebidas e dos alimentos tentando encontrar a combinação ideal e que agrade a todos os sentidos.

Porém, existem algumas regras e dicas que podem facilitar o seu caminho. Veja algumas dicas sobre como harmonizar comidas e bebidas.

Harmonização

É possível colocar em prática a técnica de harmonizar comidas e bebidas a partir da semelhança ou contraste entre o prato e a bebida. Para começar a pensar em pratos e bebidas similares ou contrastantes, é só observar as características da bebida. Ou seja, se tem maior acidez, se é amarga, doce, gordurosa ou se possui um alto teor alcoólico.

O mais importante é tentar criar um equilíbrio entre os sabores, para que um não se sobressaia ao outro. Quando isso acontece é possível criar um terceiro sabor, surpreendente em todos os sentidos. É nesse momento que a harmonização entra em ação.

Desse modo, a técnica pode ser feita com a combinação de um prato, tanto doce quanto salgado, com uma bebida, tanto alcoólica quanto sem álcool. Assim também, pode ser por meio do preparo de receitas utilizando bebidas como um dos ingredientes da receita.

Comidas e bebidas – Algumas dicas para melhorar sua experiência

Quando o assunto é bebida, cada um tem a sua forma de apreciar, seja aquela cervejinha geladíssima, seu vinho ou whisky favoritos.

As bebidas também são ótimos ingredientes culinários, com grande potencial a ser explorado e que podem incrementar a sua receita.

A utilização de diferentes bebidas alcoólicas, em receitas doces e salgadas torna os pratos mais sofisticados, aromatizados e valoriza o seu sabor.

O alimento absorve todas as características da bebida e, por isso, é preciso tomar muito cuidado na hora de preparar a sua receita. Para que seja possível alcançar o objetivo final, é necessário atentar para a qualidade da bebida, porque isso, refletirá no resultado.

É necessário também que o álcool tenha tempo de evaporar durante o cozimento e a quantidade seja correta, assim, o gosto não fica desagradável e ainda sobressaia o sabor do alimento principal.

A dica básica da harmonização é testar para encontrar a melhor combinação, lembrando que a bebida deve privilegiar o sabor do prato — e não encobri-lo.

Como harmonizar comidas e bebidas

Se você não sabe como harmonizar pratos e bebidas, uma dica é começar pelo básico, como queijos e embutidos e da bebida mais fraca para a mais forte, sempre dosando a quantidade de comida e de bebida.

Cachaça

Muitos acreditam que devido ao seu elevado teor alcoólico, os destilados não servem para entrar no cardápio de um menu degustação. Ainda mais quando se trata da cachaça, que geralmente se relaciona a algo de baixa qualidade.

No entanto, a cachaça, cada vez mais vem sendo inserida nos manuais de harmonização de pratos. Então, porque não dar uma chance para essa bebida tão brasileira?

Comidas e bebidas

Pode servir a cachaça branca leve com os aperitivos, como caldos, canapés, ostras e torresmo e com saladas, frutos do mar e sobremesas, como o doce de leite.

Já a branca média e a encorpada harmoniza com sopas, frutos do mar, saladas, peixes, queijos, mariscos e lagostas. Você pode servir a cachaça envelhecida leve com aves, carne vermelha, cozidos, assados e feijoada.

Já a envelhecida média e a encorpada, harmonizam com peixes, lagostas, camarão, aves, carne vermelha, e sobremesas, como bolos e tortas.

Whisky

Não é necessário consumir o whisky apenas antes ou após o jantar, por ser uma bebida que se harmoniza com diferentes sabores. Algumas sugestões são chocolates, castanhas, amendoins, queijos suaves, além de frutos do mar e salmão.

Para o chocolate, opte por um whisky com sabor mais frutal como os Blended whiskies e Single Malts. Se você deseja consumir queijos mais fortes, sirva com whikies mais encorpados como o Laphraig e o Bruichladdich.

Já os whiskies mais cremosos e aromáticos harmonizam com carnes vermelhas, foie gras e pato.

Vinho  

Quanto aos vinhos, o tinto costuma ir bem com carnes e devido a sua diversidade, são muito versáteis. O vinho tinto leve, por exemplo, combina com carnes vermelhas tanto fritas quanto grelhadas, e também com frango, pizza e paella.

Já o tinto encorpado pode ser acompanhado de carnes assadas e queijos brancos. O vinho tinto leve harmoniza com massas servidas com molhos leves e o tinto encorpado com queijos duros, como o provolone.

O vinho tinto seco combina com queijos amarelos, como o parmesão e os diversos frios, além de massas com molho de tomate ou de ervas.

Quanto aos vinhos brancos, de modo geral, harmonizam com peixes e frutos do mar e o rose com carnes magras, verduras, receitas saudáveis e as diversas massas.

Por fim, o vinho do Porto pode se servir com frutas secas, bolos, sorvetes e queijos azuis.

Cerveja

As cervejas Pilsen são leves, por isso, combinam muito bem com nozes, amendoins, castanhas, queijos, peixes, camarão, lula e comidas de boteco em geral.

Já as Weiss, que são as cervejas de trigo, vão bem com saladas, comida mexicana, massas, pratos leves da culinária japonesa e comida de boteco.

As cervejas Rauchbier são mais fortes e apresentam um sabor defumado, por isso, se dão bem com pratos fortes e gordurosos, como churrasco e feijoada.

Por último, as cervejas pretas do tipo Porter ou Stout, com sabor de café e chocolate, harmonizam com as sobremesas, mas também é possível combinar com queijos, como o gorgonzola.

Champagne e espumantes

Assim como os outros tipos de vinho, o espumante apresenta grande variedade. É uma bebida elegante e leve, o que faz com que harmonize com pratos também leves e sutis.

O brut, espumante que apresenta acidez e leveza em boa medida, pode se servir com as entradas, como saladas e aperitivos de frutos do mar. Assim como os grelhados leves e peixes crus, como o sushi e também o prosseco.

O champagne, o mais famoso entre os espumantes, harmoniza com todos os queijos, caviar e com os canapés. Já as sobremesas e doces pedem os espumantes demi sec, por conta de sua leve acidez e sabor adocicado.