Você está visualizando atualmente Fernando Penteado Cardoso, fundador da Manah, morre aos 106 anos
Fernando Penteado Cardoso criou a Fundação Agrisus, que patrocina pesquisas em fertilidade de solo

Fernando Penteado Cardoso, fundador da Manah, morre aos 106 anos

Engenheiro agrônomo, nascido em São Paulo, completaria 107 anos no dia 19 de setembro, causa da morte não foi divulgada

O engenheiro agrônomo Fernando Penteado Cardoso morreu aos 106 anos de idade. Ele fundadou a Manah Fertilizantes, empresa vendida para Bunge, em 2000.

O empresário, que nasceu em São Paulo, completaria 107 anos no dia 19 de setembro. Ele era formado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em 1936.

Fernando Penteado Cardoso nasceu depois do bloqueio naval do Atlântico

Cardoso contou que a Manah nasceu depois do bloqueio naval do Atlântico, que impedia a chegada de fertilizantes, foi quando teve a ideia de começar a misturar cinzas de café e de torta de algodão para adubar as terras da família. Segundo contou em um perfil publicado na ‘Folha de S. Paulo’, ele arriscou e abriu em Descalvado, no interior paulista, a Adubos FC -“era de ‘Fernando Cardoso’, mas os outros chamavam de ‘Adubos Futebol Clube’. Virou Manah.

Na mesma entrevista, ele conta que criou o famoso slogan “Com Manah, adubando dá”, durante uma viagem de trem.

Em 2001, o agrônomo, que sempre foi um apaixonado pelo campo, criou a Fundação Agrisus, entidade privada que patrocina pesquisas em fertilidade de solo. Neste período, ele também passou a administrar canaviais e gado em algumas propriedades no interior paulista, onde estava vivendo durante a pandemia.

Tenham sempre disposição para mudar

“Arregacem as mangas e vão em frente. Não se intimidem, nem se sintam diminuídos, se tiverem que começar pelo começo. Estudem sempre, a vida toda, para manterem-se em dia com a ciência, com a tecnologia e com a economia. Tenham sempre disposição para mudar. Não se deixem fossilizar. Os vários patamares do sucesso se condicionam sempre à dedicação ao trabalho, ao esforço, à honestidade de propósito, ao estudo, e especialmente à pertinácia.”, disse em discursos como paraninfo a formandos da Esalq, em 2005.

A causa da morte não foi divulgada. O velório acontece no crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra (SP) e a cremação está prevista para as 15 horas desta quarta-feira (8).

Ft: canalrural