O eleitor pode levar apenas o celular com o aplicativo e-Título se estiver com a biometria em dia com a Justiça Eleitoral
O próximo domingo (2), cerca de 2 milhões de cidadãos sul-mato-grossenses deverão comparecer aos locais de todo o Estado para votar. Para não haver desencontros, é importante que o eleitor se informe, com antecedência, sobre qual zona e seção exercerá o direito ao voto. Por isso, a Justiça Eleitoral disponibilizou canais pelos quais o eleitor poderá consultar seu local de votação.
Endereço das seções eleitorais
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) disponibiliza os endereços de todos os locais de votação do Estado. É recomendável realizar a consulta com antecedência para evitar eventuais transtornos.
e-Título
Aplicativo móvel gratuito para os celulares, o e-Título funciona como a via digital do título de eleitor e serve para realizar a consulta, bastando entrar no aplicativo e, no menu principal, clicar em “Onde Votar”. Uma nova tela se abrirá, com os dados sobre a seção, zona e endereço. Além disso, um mapa será mostrado ao fundo, e indicará uma rota até o local para facilitar a chegada do eleitor ao local de votação.
Portal da Justiça Eleitoral para saber os locais para votar
Pelo portal do TSE há outra possibilidade: a consulta em “Autoatendimento do Eleitor”, disponível no alto do menu “Eleitor e Eleições”, a qual oferece uma série de serviços remotos, diretamente pelo computador, para que não seja necessário sair de casa. Neste caso, para realizar a consulta, basta clicar no ícone “Onde Votar” e preencher o formulário disponível com as mesmas informações pessoais para obter os dados do local de votação.
O que é preciso levar para votar
O eleitor pode levar apenas o celular com o aplicativo e-Título se estiver com a biometria em dia com a Justiça Eleitoral. No entanto, se a sua foto não aparecer no aplicativo, ele não poderá ter uso para liberar o acesso à urna.
Mesmo que não tenha foto, o aplicativo ajuda a encontrar o local de votação rapidamente, assim como a versão em papel. Aliás, cerca de 30 milhões de eleitores já ativaram o aplicativo e-Título, sendo mais de 13 milhões apenas em 2022, segundo o TSE.
Fonte: tre-ms