Você está visualizando atualmente SAIU EDITAL: Programação literária do Campão Cultural tem debates e lançamentos
Francisco Gregório é um dos palestrantes na Programação literária do Campão Cultural.

SAIU EDITAL: Programação literária do Campão Cultural tem debates e lançamentos

Campão Cultural contempla literatura com grandes nomes da produção regional e nacional

A literatura é um dos destaques na programação da 2ª edição do festival “Campão Cultural”. O evento, acontece entre 8 e 15 de outubro, em Campo Grande, traz grandes nomes da produção regional e nacional da literatura em mesas redondas, lançamentos de livros e oficinas que acontecerão na Biblioteca Isaías Paim, no prédio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Melly Sena, coordenadora de Literatura, Livro, Leitura e Bibliotecas da FCMS e gestora de atividades culturais, explica que, nessa edição, a programação dedicada à literatura tem o intuito da difusão literária e também da formação de profissionais.

Por exemplo, a oficina “Ler e Contar, Contar e Ler”, ministrada pelo multiartista acreano Francisco Gregório, um dos maiores nomes da contação de histórias do Brasil. Aliás, ele é responsável pela formação de centenas de contadores ao redor do País e um dos fundadores do Programa Nacional de Incentivo à Leitura, o PROLER.

“A ideia dessa oficina é fazer um trabalho de formação contínua com nossos contadores locais e também para que pessoas que gostam da contação e que almejam trabalhar com isso possam se desenvolver”, ressalta Melly.

Programação literária do Campão Cultural

Outro importante workshop que fará parte da programação será ministrado pela jornalista Josélia Aguiar. Com vasta experiência no mercado literário, a baiana traz a oficina “Um lugar para a literatura: Como pensar suplementos, instituições e eventos literários”.

Então, a articuladora cultural já trabalhou como crítica literária na Folha de S. Paulo e na revista Entre Livros, além de atuar como curadora do Festival Literário Internacional de Paraty (Flip) em 2017 e 2018.Mas, ela vem ao “Campão Cultural” compartilhar suas experiências sobre o ofício da edição em suplemento e revista literária, curadorias em eventos e gestão cultural para a literatura.

Campão das Letras

De acordo com Melly Sena, essa edição do Campão Cultural é um convite para refletir sobre o passado da produção literária local e a ligação ao contemporâneo que se almeja na literatura.

Por isso, foram convidados para as mesas redondas artistas que estão em diversos momentos produtivos de suas carreiras.

É o caso de Alessandra Coelho, escritora carioca, natural da Cidade de Deus, e que, há quase quatro anos, adotou o Mato Grosso do Sul como seu lar.

Para ela, o “Campão” é uma oportunidade de mostrar que a literatura produzida no Estado não está limitada a temáticas pré-estabelecidas, mas que pode ser plural e abrangente. “Vamos muito além dos estereótipos do pantaneiro, da natureza, do Cerrado. Isso tudo é lindo, mas produzimos mais do que essas temáticas. Acredito que é importante conhecer a produção contemporânea, porque é a partir dela que conhecemos o futuro, o que vamos ver daqui para frente”, pontua.

O escritor e produtor cultural Fabio Gondim também participará da programação do festival. Para ele, trazer a discussão sobre a produção regional é fundamental. “É de extrema importância que a organização explore o momento riquíssimo pelo qual passa a cena literária de Campo Grande, colocando em evidência os talentos locais”, pontua.

Na mesa redonda “Caminhos da Literatura LGBTQIA+ em Mato Grosso do Sul”

Conta com a participação de Alessandra e Fabio, ao lado do também escritor Arthur Andrade Bellini. Além dessa mesa, faz parte da programação do “Campão”, o debate “Entre a Tradição e a Subversão: um breve panorama na literatura de Mato Grosso do Sul”, que reúne na mesma conversa diferentes gerações da produção literária local, como Sylvia Cesco, Samuel de Medeiros, André Luiz Alvez e Lucilene Machado com a mediação de Vini Willyan.

Sendo assim, na Programação literária do Campão Cultural  também palco de lançamentos como o livro “Cancioneiro Popular – Crônicas de um lugarejo”, de Marli Moretini, e “Em Busca da Rainha do Ignoto: A mulher e a transgressão no fantástico’, de Adrianna Alberti. A programação literária do festival contará ainda com eventos em diferentes bairros e comunidades da Capital de MS.

Outras informações sobre a programação literária do Campão Cultural conferidas no Instagram @festivalcampaocultural

Edital: Eventos e artistas aprovados, veja publicação no Diário Oficial (29)

Cantor e compositor Geraldo Espíndola está na lista de aprovados. (Foto: Larissa Pulchério)

Segundo, publicado no Diário Oficial (29) a lista de artistas e coletivos regionais que integrarão a programação do Festival Campão Cultural. O evento será realizado de 8 a 15 de outubro, em Campo Grande, com entrada gratuita.

Está programado, por exemplo, eventos de música, teatro, dança, artes visuais e gastronomia. O Festival terá nesta segunda edição artistas como Péricles, Nando Reis, Pitty, Roberta Miranda, Olodum, Silva, Baiana System, MV Bill, Ludmilla e muitos outros.

O Campão Cultural terá ainda diversas oficinas durante a programação e vai receber Feira Pet, Feira de Música e Feira Geek. Grandes shows acontecerão na Esplanada Ferroviária, mas diversas apresentações artísticas também ocorrerão na periferia de Campo Grande.

 

 

Fonte: gov.ms/cultura