Veja como a forma de comprar muda com o passar do tempo e o que marca cada geração
Cada geração possuem diferente formas de compras online, e novas pessoas nascem, mas a vontade de comprar permanece a mesma, apenas a forma como é feita se altera. Com o avanço e a popularização da internet e de dispositivos inteligentes conectados, fazer compras online ficou mais fácil, mas nem sempre foi assim.
Para ajudar os varejistas a entender essa faceta do perfil de consumo de cada geração para as compras online, preparamos algumas características típicas de cada grupo para ajudar no planejamento de campanhas para atingir com mais eficiência o público-alvo desejado
A geração chamada de Baby Boomer, aquela das pessoas que nasceram entre as décadas de 1940 e 1960; chamadas dessa maneira devido ao aumento de nascimentos de bebês após o final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), auxiliando na reestruturação da sociedade após o conflito, causando literalmente um boom de bebês.
Essa geração marcada pela falta da necessidade de fazer compras online; geralmente, pessoas que preferem fazer pesquisas antes de comprar, e saem de casa com o objetivo de fazer compras apenas por extrema necessidade, afinal pessoas que hoje possuem idades que variam entre 60 e 80 anos.
Geração X
A próxima da fila a famosa geração X, e as pessoas que integram esse grupo nasceram entre 1960 e 1980; atualmente, formam cerca de 25% da população brasileira.
Embora sejam mais experientes no mundo digital que a geração anterior, a geração X possui uma baixa tendência de compra online e prefere utilizar as lojas físicas.
Essas pessoas normalmente enxergam a internet como um vasto campo de pesquisa e utilizam esse recurso para estudar a fundo sobre o produto que desejam para então ligar o carro e sair à sua busca em lojas físicas.
Geração Y
A geração Y, ou mais comumente chamada de Millennial, é o grupo de pessoas que nasceu entre 1980 e 1995, e hoje compõem a maior parte do público adulto economicamente ativo.
Sua forma de comprar é mista com a geração anterior, ou seja, muitos gostam de estudar muito sobre o produto antes de se aventurar nas lojas físicas, enquanto a outra parte prefere decidir e comprar de forma digital; isso se deve muito ao fato de que várias dessas pessoas viram a introdução da internet para a população, mas já estavam acostumadas ao estilo antigo de compras.
Geração Z
Também chamada de gen Z, são aquelas pessoas nascidas entre 1995 e 2010. Essa geração marcada por a maior parte dessas pessoas já ter nascido após a popularização da internet e de não se lembrarem do tempo antes da conectividade.
Normalmente, a gen Z utiliza todos os recursos de pesquisa disponíveis para conseguir o melhor preço de produtos para fazer suas compras, que são majoritariamente online.
Essa geração também é caracterizada pela busca constante de cupons e promoções para tornar seus gastos na internet mais eficientes. São os maiores entusiastas da Black Friday e de passar horas vasculhando lojas online e marketplaces para conseguir o melhor preço para seus produtos desejados.
Geração Alpha
A mais nova das gerações se inicia após 2010, e seus integrantes, hoje com 12 anos ou menos, ainda são um mistério para o perfil de consumo, uma vez que são dependentes financeiramente de seus pais, normalmente localizados na geração Millennial ou anterior.
A tendência é que sigam os mesmos passos da geração anterior e concentrem todo o seu esforço de compra em meios digitais, que, provavelmente, estão ainda em desenvolvimento neste exato momento.
Fonte: portalviu