Para ajudar na sua programação, confira os horários de comércios e supermercados nesta véspera de Natal em Campo Grande
Comércios e supermercados registram alto movimento na véspera de Natal, nesta quarta-feira (24), em Campo Grande. Os consumidores precisam ficar atentos, pois os estabelecimentos fecham mais cedo por conta das comemorações natalinas.
Para ajudar na sua programação, o MS POST preparou uma lista com a alteração dos horários neste dia.
Supermercados – horários na véspera de Natal em Campo Grande
Para quem costuma deixar as compras da ceia para a última hora, a recomendação é se adiantar, já que os supermercados não funcionam no Natal.
Segundo a Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), nos dias 24 e 31 de dezembro, os estabelecimentos poderão funcionar até as 20h. Por outro lado, nos feriados de Natal (25) e Ano-Novo (1º de janeiro de 2026), os supermercados devem permanecer fechados.
O descumprimento das normas pode resultar em penalidades previstas na Convenção Coletiva de Trabalho.
Comércio – horários na véspera de Natal em Campo Grande
Na véspera de Natal, o comércio de Campo Grande funcionará até as 17h. Em shoppings e hipercenters, o atendimento segue até as 19h.
Já na véspera de Ano-Novo, o comércio abre até as 16h, enquanto shoppings e hipercenters funcionam até 18h. Nos feriados, os estabelecimentos permanecem fechados.
Lotéricas
As casas lotéricas funcionarão até as 16h (horário de MS) na véspera de Natal e estarão fechadas no feriado. Na véspera de Ano-Novo, as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de MS).
Correios
Quem aguarda encomendas deve ficar atento. De acordo com os Correios, as agências e entregas terão alterações durante o período de festas.
Natal
- 23 de dezembro: funcionamento normal;
- 24 de dezembro: funcionamento normal;
- 25 de dezembro: não haverá atendimento;
- 26 de dezembro: funcionamento normal;
- 27 de dezembro: funcionamento normal nas agências que abrem aos sábados.
Ano-Novo
- 30 de dezembro: funcionamento normal;
- 31 de dezembro: funcionamento normal;
- 1° de janeiro: não haverá atendimento;
- 2 de janeiro: não haverá atendimento;
- 3 de janeiro: não haverá atendimento.
As entregas de cartas e encomendas seguem o mesmo cronograma.
Durante os feriados, a Central de Atendimento dos Correios funcionará por meio da atendente virtual Carol, disponível 24 horas por dia, pelos seguintes canais:
- Site dos Correios (Fale Conosco);
- Telefones: 4003-8210, 0800-881-8210 e 0800-881-8211 (deficientes auditivos);
- WhatsApp: (11) 4003-8210;
- Chat no portal dos Correios.
O atendimento humano será retomado no próximo dia útil após os feriados.
Bancos
Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), na véspera de Natal, o atendimento será reduzido, com encerramento às 10h (horário local). As agências fecham no feriado e reabrem na sexta-feira (26).
Os caixas eletrônicos e canais digitais, como internet e mobile banking, permanecerão disponíveis. Contas de consumo e boletos com vencimento no feriado poderão ser pagos sem acréscimos no próximo dia útil.
Detran-MS
O Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) informa que o atendimento presencial funcionará normalmente nas segundas e terças-feiras das semanas de Natal e Ano-Novo, nos dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro, no horário regular de cada unidade, exceto agências em shoppings.
Não haverá expediente nas repartições nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, nem em 31 de dezembro, além dos feriados de 1º de janeiro e do ponto facultativo em 2 de janeiro de 2026.
Durante os dias sem atendimento presencial, os cidadãos podem utilizar os serviços digitais pelo Portal Meu Detran, aplicativo Meu Detran MS e pela atendente virtual Glória (WhatsApp: 67 3368-5000).
INSS
O Governo Federal informou que as agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terão atendimento reduzido nas vésperas de Natal e Ano-Novo. A mudança ocorre em razão dos feriados e pontos facultativos definidos no início do ano.
De acordo com o calendário, nos dias 24 e 31 de dezembro, as agências funcionarão até as 13h. Já nos feriados de 25 de dezembro e 1º de janeiro, não haverá atendimento ao público.
Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, a Central funcionará apenas com atendimento eletrônico. Já nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, o serviço retornará ao funcionamento normal.
Delegacias
Quatro delegacias de Campo Grande terão atendimento 24h:
Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher);
4ª Delegacia de Polícia;
Depac Centro;
Cepol.
Na Prefeitura de Campo Grande, foi concedido um recesso de 16 dias para os servidores públicos municipais. Conforme publicado no Diário Oficial, a folga será de duas semanas: de 22 a 26 de dezembro e de 29 de dezembro a 2 de janeiro.
O recesso aos funcionários públicos municipais de Campo Grande será de 16 dias, contando com os fins de semana que antecedem e sucedem o período.
Contudo, a Prefeitura explicou que os servidores irão se revezar em escala nesses dois períodos. A exceção são os serviços essenciais — como saúde e segurança —, os quais continuam em regime de escala de serviço e ficaram de fora da redução de jornada da Prefeitura.
Governo de MS
O Governo de Mato Grosso do Sul definiu as datas de recesso de fim de ano para os servidores do Estado. Para o Natal, o recesso será de 22 a 26 de dezembro, e no Ano-Novo, de 29 de dezembro a 2 de janeiro de 2026.
Assim como a Prefeitura de Campo Grande, os trabalhadores do serviço público estadual terão escala de revezamento. Os serviços essenciais também devem continuar funcionando normalmente, com a manutenção do quantitativo de agentes públicos suficientes.
TJMS
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul terá escala de plantão judiciário de 2º grau. Durante o recesso forense, entre 20 de dezembro e 6 de janeiro, o peticionamento será realizado exclusivamente por meio eletrônico, disponível 24 horas.
Em situações de manutenção ou indisponibilidade do sistema eletrônico, ou ainda quando for o caso de habeas corpus impetrado pelo próprio paciente sem a assistência de um advogado, será permitida a realização de peticionamentos físicos.
- Habeas corpus: pedidos em que a autoridade coatora esteja sujeita à competência originária do Tribunal.
- Mandados de segurança: contra atos de autoridade que provoquem efeitos durante o recesso.
- Medidas cautelares: tanto cíveis quanto criminais, caso a demora possa causar grave prejuízo ou difícil reparação.
- Demais medidas urgentes: que demonstrem a possibilidade de lesão grave ou de difícil reparação.
Durante o plantão judiciário, não serão aceitos:
- Pedidos de depósito ou levantamento de valores.
- Liberação de bens apreendidos.
- A reiteração de pedidos já apreciados pelo Tribunal, bem como pedidos de reconsideração ou reexame de decisões proferidas durante o recesso.
TRT-MS
No TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 24ª Região, os prazos processuais serão suspensos entre 20 de dezembro de 2025 e 23 de janeiro de 2026. Além disso, as audiências e sessões de julgamento serão interrompidas durante o recesso forense e de 7 a 20 de janeiro de 2026.
Durante o recesso judiciário, entre 20 de dezembro e 6 de janeiro, o plantão judiciário poderá ser acionado para os casos urgentes. Os contatos de plantão são (67) 99976-3467 (1° Grau) e (67) 99265-1709 (2° Grau).
MPT-MS
O MPT-MS (Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul) acompanhará o recesso forense, entre 20 de dezembro de 2025 e 6 de janeiro de 2026. Contudo, os prazos processuais serão suspensos durante este período.
O MPT-MS manterá plantão judicial para medidas urgentes, pelo telefone (67) 99275-6982, enquanto o sistema on-line de denúncias segue disponível 24 horas para os trabalhadores, pelo site www.prt24.mpt.mp.br/servicos/denuncias.
MPMS
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul também irá acompanhar o recesso de fim de ano do Poder Judiciário, entre 6 de dezembro e 6 de janeiro. Neste período, os prazos processuais serão suspensos.






