As palestrantes foram as técnicas de referência do PETI, da CPSE
Aconteceu nas dependências da Casa do Trabalhador nesta quarta-feira (31/5) um Encontro sobre Combate ao Trabalho Infantil realizado pela Prefeitura de Naviraí (por meio da GEAS – Gerência de Assistência Social) e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da SEAD – Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos.
Dessa forma, o encontro teve como público-alvo técnicos dos serviços socioassistencias/SUAS, das políticas intersetoriais e doSistema de Garantia dos Direitos das crianças e adolescentes.
Por isso, o objetivo do encontro informar e sensibilizar o público presente sobre o trabalho infantil e a importância do trabalho integrado, envolvendo os atores afetos à prevevenção e erradicação do trabalho infantil e a garantia de direitos de crianças e adolescentes do município de Naviraí.
Contudo, durante o encontro ministradas duas palestras. Pela manhã os participantes assistiram palestra que debateu o Trabalho Infantil x Atendimento em Rede, que teve como tema “O PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil”.
Então, as palestrantes foram as técnicas de referência do PETI, da CPSE – Coordenadoria de Proteção Social Especial e SUPAS – Superintendência da Política de Assistência Social da SEAD.
Combate trabalho infantil Naviraí
A segunda palestra que ocorreu durante o encontro realizado nesta quarta-feira em Naviraí, teve como tema “Atribuições do MPT/MS – Ministério Público do Trabalho”, que ministrado pela Procuradora do MPT/MS, Dra. Cândice Gabriela Arósio, que sanou as dúvidas e promoveu a troca de experiências entre os presentes.
Dessa forma, o encontro também uma intervenção da educação permanente no SUAS – Sistema Único de Assistência Social, que busca promover capacitações em rede para melhoria e qualificação dos serviços.
No Brasil, o 12 de junho instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades membros.
Fonte: pm naviraí