Na lista de proteínas beneficiadas com a medida, além da carne bovina, estão carne suína e de aves
Com a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Egito, na quarta-feira (14), o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (Mapa) anunciou mais um acordo que facilita a exportação de carne brasileira ao país africano. Com o protocolo firmado ontem, a fiscalização do Sistema de Inspeção Federal de Carnes (SIF) valerá como um “pre-listing” de habilitação para as exportações brasileiras ao Egito.
Sem acordo
Sem o acordo, estabelecimentos brasileiros precisavam passar por auditorias presenciais de autoridades egípcias, procedimento que implicava em altos custos para os exportadores brasileiros. Assim, limitando o número de estabelecimentos autorizados a exportar para o país. Além do custo elevado e a dificuldade em agendar essas inspeções com os funcionários do governo egípcio. Assim, cerca de 30 empresas brasileiras esperam, desde 2019, para a habilitação.
Aliás, em 2023, o Brasil exportou para o Egito mais de US$ 1,7 bilhão em produtos, com 22%, ou US$ 384 milhões em carnes. O que aliás, somou mais de 130 mil toneladas enviadas ao país do norte da África.
Fonte: correiobraziliense