Professores voluntários agitam os internados para o tratamento de câncer ou de outras doenças graves em Hospitais.
Professores de inglês se vestem de Batman e vão até hospitais com dois objetivos: ensinar o idioma e levar esperança a crianças e adolescentes internados para o tratamento de câncer ou de doenças graves.
Isso ocorre no Rio de Janeiro, onde um grupo de professores está fazendo assim a diferença no dia a dia das crianças que estão enfrentando o câncer.
Contudo a iniciativa inicialmente idealizada por Gabriel Frozi, fundador de um colégio particular bilíngue no Rio de Janeiro.
“Já tínhamos a intenção de desenvolver o projeto social, quando assim conhecemos a ação de uma ONG de palhaços, e começamos a atuar em um hospital público no Rio”, conta. Nasceu aí inicialmente o projeto Happy School.
Mesmo durante o tratamento de quimioterapia, as crianças têm a oportunidade de aprender inicialmente o alfabeto, números, os principais verbos e substantivos em inglês. Os alunos podem aprender como se inicia uma conversa simples em inglês, o alfabeto, números de 0 a 100, verbos importantes como o To Be.
Professores palhaços também entram em ação para alegrar o ambiente hospitalar e levar os melhores remédios aos pacientes: amor e boas risadas. “Nosso objetivo é dar mais leveza ao tratamento e mostrar que, apesar das dificuldades, é possível continuar aprendendo”, diz.
A ação no hospital público carioca volta em novembro, mas o projeto solidário sera com vagas abertas para aulas semanais de inglês gratuitas em hospitais.
Familiares e acompanhantes constataram a significativa redução da dor nas crianças após a intervenção dos palhaços professores. Assim, para esse efeito, estudos comprovam que durante o riso há a diminuição dos níveis do cortisol e liberação de endorfina pelo cérebro. Desse modo, são capazes de reduzir a dor e causar a sensação de bem-estar. Desta forma, comprova-se a eficácia da risoterapia agregada às aulas de inglês.
Fonte: Virtiz