Além de relaxar e aliviar todas as tensões do estresse do dia a dia, ciclismo ajuda emagrecer
O Ciclismo ajuda emagrecer e, ainda, melhorar saúde mental. Trata-se de uma modalidade muito praticada, mas poucos sabem do grande benefício que essa atividade traz para a saúde. Além de proporcionar enorme sensação de prazer.
“O ciclismo também age como um antidepressivo. Pois relaxa e alivia todas as tensões do estresse do dia a dia. Melhora o sono, já que aumenta a produção de endorfina, hormônio da felicidade, aumenta o HDL bom colesterol. E, ainda, previne problemas de hipertensão”, explica Iva Bittencourt, personal trainer e apresentadora da TV Cinec.
Ciclismo ajuda emagrecer e tornear as pernas
Além de ajudar no bem-estar, andar de bicicleta movimenta vários músculos do corpo, que agem em conjunto para favorecer o emagrecimento. Toda a musculatura das pernas é trabalhada, como o quadríceps, glúteos e abdômen. Na parte superior, trabalha os braços e as costas.
A prática do ciclismo ajuda, portanto, no emagrecimento porque promove um alto gasto energético e não impacta de forma ruim as articulações. “A prática constante, com duração e intensidade adequadas para o condicionamento físico, promove a redução do peso corporal”, explica o personal trainer Guilherme Santander.
Inclua na rotina
Porém, para ter o efeito desejado é, dessa maneira, necessário pedalar com certa frequência. “Para condicionar, o ideal é pedalar no mínimo 2 vezes por semana, pelo menos 30 minutos a cada dia. Caso você tenha mais disposição, pedale de 4 a 5 vezes por semana, 1 hora cada dia”, aconselha Iva Bittencourt.
Tenha atenção redobrada com a alimentação, que deve ser apropriada para que seu organismo trabalhe em conjunto e absorva os nutrientes necessários para um bom resultado.
Exercício aeróbico
A personal trainer confirma que a bicicleta é um exercício aeróbico, já que ativa todo o sistema aeróbico e faz gastar calorias. “É uma excelente atividade, mas depende de como é praticada. A bike, se feita na intensidade adequada, traz benefícios. Mas, se feita de forma errada, pode trazer complicações”, completa Iva Bitencourt.
Converse com um médico
Assim como toda atividade física, andar de bicicleta também requer cuidados específicos. “É preciso consultar um médico para analisar as funções cardíacas. Vale lembrar a importância de usar sempre o protetor solar, beber muita água e não usar fones de ouvido, caso vá pedalar na rua, pois tira a atenção e pode causar acidentes”, orienta a personal trainer Iva Bittencourt.
Melhor bicicleta
É importante ressaltar, dessa maneira, que a escolha da bicicleta deve ser adequada à sua estatura e ao seu objetivo. “A bicicleta mais convencional é a Mountain Bike, recomendada para um percurso misto, com obstáculos variados e asfalto, e a Speed, usada somente no asfalto”, explica Guilherme Santander.
Cuidado com a postura
A postura é,portanto, peça-chave para iniciar um percurso correto. Aconselha-se fazer um Bike Fit inicialmente, que é o ajuste da bicicleta, de acordo com o tipo físico e condicionamento muscular do ciclista.
O personal trainer avalia que é importante não pedalar com o banco muito baixo para não sobrecarregar as articulações dos joelhos. O ideal é alinhar os joelhos com as pontas dos pés. E, dessa maneira, deixar a coluna vertebral com a curvatura natural.
“Adotar uma postura incorreta ao pedalar pode gerar lesões nos joelhos, quadril, coluna vertebral e uma série de desconfortos musculares e articulares, acarretando o abandono da prática do ciclismo”, alerta Guilherme Santander.
Aqueça antes de pedalar
Não é uma regra, mas é importante alongar-se para preparar os músculos antes de andar de bicicleta. O correto é pedalar lentamente e aumentar o ritmo ao longo do tempo, até atingir uma frequência confortável para aguentar o percurso definido.
Fonte: Insed, foto: freepik