Você está visualizando atualmente Chilenos e Argentinos visitam Dourados para conhecer a Rota Bioceânica
Dourados já foi protagonista da Rota Bioceânica desde 1997

Chilenos e Argentinos visitam Dourados para conhecer a Rota Bioceânica

Dourados foi o primeiro município sul-mato-grossense a fazer uma articulação com outros países

O prefeito Alan Guedes recebeu neste sábado (28) no Centro Administrativo Municipal uma delegação de empresários para discutir as possibilidades de Dourados com a chegada da Rota Bioceânica ao Mato Grosso do Sul, tendo no município um ponto fundamental para sua implantação.

A princípio no encontro, além do chefe do Executivo, participaram secretários de áreas estratégicas, como o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cleriston José Recalcatti, secretário de Planejamento, Romualdo Diniz Salgado Junior, secretario de Obras Públicas, Luís Gustavo Casarin e Ademar Zanatta, secretário de Agricultura.

Vindos da Argentina e do Chile, os visitantes participaram durante a semana do Fórum “A Integração dos Municípios do Corredor Bioceânico”. Que aconteceu na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande e atenderam o convite do professor Lúcio Flávio Sunakozawa, direito de logística da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), para conhecer Dourados e as possibilidades que o município pode oferecer com a chegada da Rota Bioceânica.

Aliás depois da reunião com o prefeito, a delegação visitou a unidade de Dourados da JBS. Onde a equipe do gerente da unidade, Dirceu Rech os recebeu e explanou sobre a planta. Sendo assim, cnsiderada a maior do mundo e em fase de ampliação física, tecnológica e de pessoal.

Protagonismo

Alan Guedes mostrou aos visitantes o Plano de Desenvolvimento Econômico de Dourados e um vídeo institucional ilustrando a diversidade econômica da região. “ Sem dúvida toda a Grande Dourados terá oportunidade de conquistar novos mercados com a Rota Bioceânia e também com a implantação da Nova Ferroeste.

Seja da produção primária ou dos produtos feitos pelas nossas indústrias. Esse interesse de empresários de outros países em conhecer as potencialidades do nosso município mostra isso e precisamos estar prontos para esse novo momento”, disse o prefeito.

Segundo o professor Sunakozawa, a passagem dos empresários por Dourados, certamente demonstra a importância logística que o município deve ter neste caminho que deve integrar o Centro-Oeste do Brasil ao Pacífico. “Dourados já foi protagonista da Rota Bioceânica desde 1997.

Além disso, foi o primeiro município sul-mato-grossense a fazer uma articulação com outros países e agora resgata essa esperança de um desenvolvimento sustentável para mostrar o que tem de melhor que é sua agro produção, uma cidade universitária pujante que também vai ser favorecida”, explica.

Importância de Dourados na Rota Bioceânica

Entretanto outro que falou da importância histórica da Rota Bioceânica foi o argentino Alejandro Safarov, diretor de relações internacionais e logística da Universidade Católica Santiago del Estero. “Sempre nos preocupamos em nos conectar com o resto do mundo, mas não entre nós [países sul-americanos]. De fato essa é uma grande oportunidade para toda a América Latina, seja de negócios ou de integração turística. Para o Centro-Oeste do Brasil, norte da Argentina, norte do Chile e do Paraguai”, disse.

Na comitiva que visitou Dourados estavam também Dr. Alexandre Lucena, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Reino Unido; Rafael Cruz, diretor da Interjama Logística e Negócios de Importação e Exportação; Luis Rodrigues Ortiz, assessor internacional da Interjama Logística Argentina-Chile; Wellington Braga, tecnologia de logística e seguros de cargas Somar; Erick Augusto, departamento de seguros agrícolas Somar; e Claudio Ribas, consultor do Grupo Allcomex Negócios Internacionais.

Fonte: PM de Dourados