Plantou-se mais de 600 árvores, instaladas 360 lixeiras e executados mais de 15 mil metros lineares de asfalto nas vias do centro de Campo Grande
A Prefeitura Municipal entregou (26) a primeira etapa da requalificação do centro de Campo Grande. Mobiliários, mais árvores e paisagismo, iluminação em LED, asfalto novo e calçadas que garantem acessibilidade universal. O centro da cidade está mais bonito, confortável, seguro e atrativo para negócios e moradia.
Essa requalificação engloba as ruas:
- 7 de Setembro.
- 26 de Agosto.
- 15 de Novembro.
- Barão de Melgaço.
- Marechal Rondon (entre a 14 de Julho e José Antônio).
- José Antônio (da Avenida Afonso Pena até a Avenida Rodolfo José Pinho).
- Rui Barbosa (da Avenida Fernando Corrêa da Costa até a 7 de Setembro).
Plantou-se, portanto, mais de 600 árvores, instaladas 360 lixeiras e executou-se mais de 15 mil metros lineares de asfalto.
“É, portanto, a devolução de um local que estava esquecido, abandonado, onde as pessoas com deficiência não tinham liberdade de locomoção, que gerava tristeza. Essa revitalização é, acima de tudo, a certeza positiva de que a cidade saiu da depressão e voltou a respirar com orgulho e felicidade”, avalia o prefeito Marcos Trad.
Programa Reviva Campo Grande no centro
A coordenadora do Programa Reviva Campo Grande, Catiana Sabadin, destaca, no entanto, a acessibilidade como um dos pontos principais da obra. Todas as calçadas foram construídas para garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. “Refizemos todas as calçadas, com piso tátil, transformando a cidade em uma das mais acessíveis do país”, diz.
A festa de entrega foi, portanto, na Praça dos Imigrantes. Contou, no entanto, com brinquedos para a criançada, exposição de carros antigos, pipoca e algodão doce e a apresentação do Show da Luna, que encantou pequenos e grandes.
Além da Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos – Sugepe, apoiaram o evento o Gabinete do Prefeito – Gapre, Secretaria de Turismo e Cultura – Sectur, Agência Municipal de Transporte e Trânsito – Agetran, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos – Sisep, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano – Semadur, Energisa, operadoras de telefonia, MS Gás, Águas Guariroba e Solurb.
Reviva Campo Grande
A requalificação da área central faz, por fim, parte do Programa Reviva Campo Grande, que possui financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. A segunda e última etapa dos trabalhos será, portanto, entregue em Agosto. Ao todo, a revitalização do microcentro engloba 21 km de vias, num quadrilátero formado da Avenida Fernando Corrêa da Costa até a Avenida Mato Grosso, e da Avenida Calógeras até a Rua José Antônio. As ruas Dom Aquino, Marechal Rondon e Barão do Rio Branco terão, por fim, uma área um pouco maior, até a Rua Joaquim Nabuco, no antigo Terminal Rodoviário.
Rui Barbosa
A Rua Rui Barbosa também faz parte do Programa Reviva Campo Grande. E será, no entanto, o Corredor de Transporte mais moderno da cidade, com semaforização inteligente, estações de embarque e desembarque, wi fi gratuito, videomonitoramento e iluminação em Led. Também estão sendo executados os serviços de drenagem, recapeamento, requalificação de calçadas, paisagismo e instalação de mobiliário urbano.
A revitalização da Rua Rui Barbosa compreende 7 km, que vão, portato, da Avenida Rachid Neder até a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. O prazo de entrega também é em Agosto.