Os casos de COVID-19 podem estar diminuindo na América do Norte, mas na maior parte da América Latina e do Caribe o fim da pandemia de coronavírus “permanece um futuro distante”, disse (30/6) a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
Enquanto as infecções nos Estados Unidos, Canadá e México estão diminuindo, na América Latina e no Caribe os casos estão aumentando e a vacinação está demorando muito. Apenas uma em cada dez pessoas foi totalmente vacinada, o que a diretora da OPAS, Carissa Etienne, chamou de “uma situação inaceitável”.
“Embora estejamos vendo algum alívio do vírus em países do Hemisfério Norte, para a maioria dos países em nossa região, o fim continua sendo um futuro distante”, disse.
A agência regional de saúde desencorajou viagens de férias de verão nas Américas agora que as restrições de movimento estão sendo suspensas à medida que mais pessoas são vacinadas no Hemisfério Norte e destinos de viagem, como o Caribe, reabrem para turistas.
Mesmo as pessoas que foram vacinadas podem ficar doentes e espalhar COVID, disse Etienne em um briefing semanal. “Dadas as lacunas significativas na cobertura da vacina e o risco iminente de infecção, agora pode não ser o momento ideal para viajar – especialmente em lugares com surtos ativos ou onde a capacidade do hospital pode ser limitada”, disse ela.
Observando que a temporada de furacões no Caribe está chegando em um momento em que os surtos estão piorando, Etienne pediu aos países que equipem hospitais e ampliem abrigos para reduzir o potencial de transmissão. O distanciamento social e a ventilação adequada tornam-se difíceis durante as tempestades, disse ela. Fonte: Reuters