Veja, a seguir, um modelo simples e poderoso que ajuda a alcançar as suas metas de carreira ainda neste ano
O que no passado parecia ser um caminho mais linear e estático, a carreira hoje se define como uma trilha com muito mais veredas. É cada vez mais comum ter conversas com profissionais em início, meio ou mais avançados em suas carreiras, refletindo sobre transições. Jovens que fizeram uma graduação, mas percebem pela prática laboral que não fizeram uma escolha acertada.
Ou profissionais, portanto, com alguma experiência que, ao explorar e ter contato com realidades e atividades diversas, apaixonam-se por novos campos de atuação. E, claro, aqueles que já possuem longa jornada profissional e começam a vislumbrar outros ares e não necessariamente uma aposentadoria como fluxo final, alongando a carreira por novos caminhos.
E, nesses bate-papos da vida, muitas pessoas me perguntam como fazer um bom planejamento de carreira. Após alguns anos experimentando diferentes métodos, hoje uso um modelinho simples e poderoso. Compartilho, portanto, a seguir para lhe ajudar a alcançar as suas metas ainda neste ano.
Processo de cinco etapas:
Passo 1: estabeleça o que te importa cuidar na carreira
Uma dica importante nessa etapa é, portanto, separar o joio do trigo. Afinal, a tendência de todo mundo aqui é estabelecer centenas de coisas que importam, mas não podemos nos esquecer de que o tempo e os recursos são finitos, portanto seja realista e priorize aquilo que você realmente não quer soltar como objetivo no restante do semestre.
Passo 2: para cuidar do que importa, defina quais conversas precisarão ser tidas
Quando temos muito claras as metas prioritárias, fica muito mais fácil definir quem serão as pessoas que estarão envolvidas para o alcance desses objetivos. Um exemplo simples, por exemplo, que talvez possa ajudar: quero emagrecer x quilos até o final do ano. Provavelmente você, portanto, terá uma conversa com um nutricionista, nutrólogo, endócrino. Ou qualquer outro profissional, nesse sentido, que possa orientá-lo com um plano prático para o atingimento da meta.
Passo 3: assuma os compromissos de forma genuína
Arrisco-me a dizer que essa é a etapa-chave para o sucesso da meta. Quantas vezes você estabeleceu metas, começou bem o plano, mas no meio do caminho se perdeu? Pela minha própria experiência, quase sempre a raiz do problema é a falta de comprometimento com o objetivo.
Passo 4: execute, execute, execute
Se conseguiu chegar até aqui, seguindo de forma consistente as etapas anteriores, estou certo de que esse passo será, portanto, fácil.
Dedique, dessa forma, tempo e persiga a excelência na execução. Uma analogia que pode ajudar é pensar a meta como uma maratona. O segredo é executar rigorosamente um plano para isso, que provavelmente deve incluir o cumprimento dos treinos, do plano alimentar, das horas de sono para uma boa recuperação, e assim por diante.
Passo 5: monitore e revise os resultados
Nem sempre o resultado, portanto, é como a gente espera, não é mesmo? Se esse é o seu caso, não desanime. Revisite com atenção cada uma das etapas anteriores.
- Eu realmente listei aquilo de que me importa cuidar?
- Existe alguma conversa pendente? Ou será que fui claro nos meus pedidos?
- Estou realmente comprometido? Ou alguém não está engajado comigo na meta?
- Estou perseguindo obstinadamente o plano? Executando com excelência?
Como aplicar na sua carreira
Para exemplificar, vamos pensar em como seria esse passo a passo para ganhar uma promoção no trabalho.
O primeiro, nesse sentido, é priorizar o que importa, que neste caso seria ganhar a promoção. Como disse, o essencial aqui é estabelecer isso como foco e abrir mão de outras eventuais prioridades que você ainda tenha em mente.
O segundo passo, portanto, seria abrir uma conversa com a sua liderança, deixando claro o seu desejo e fazendo perguntas que esclareçam o plano que você deveria executar para chegar à meta.
Ft: seudinheiro