O Carnaval acontecerá com os desfile das Escolas de Samba de Campo Grande vai acontecer nos próximos dias 20, 21 e 22 de abril, na Praça do Papa
O carnaval este ano não pôde ser realizado no período tradicional, em fevereiro/março, por conta do então momento epidemiológico da cidade pela alta incidência da Covid-19 e gripe H3N2. Considerando também a decisão do prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, de não autorizar o carnaval de rua nesse momento.
“Contudo diante da decisão de responsabilidade do município de não realizar o carnaval em fevereiro. Levou-se em consideração a proposta de apresentação de adiamento do desfile das escolas de samba de Campo Grande.
A Fundação de Cultura e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul mantêm o compromisso firmado com a Lienca do repasse de recursos para o carnaval 2022, que totalizam 500 mil reais”, afirma o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Gustavo Cegonha.
Apoio do Governo
O presidente da Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande (Lienca), Alan Catharinelli, disse que, apesar de este ano ser atípico, de o carnaval ser realizado numa data atípica, devido à pandemia. Sendo assim, as escolas vão fazer um trabalho muito alegre, com muita folia para a população. Afinal, no ano passado não teve carnaval em Campo Grande. “Mas a nossa previsão é que este carnaval seja atípico somente para este ano.
Mas graças a Deus nós iremos realizar nossos desfiles, e ressaltar que nós estamos entre as dez cidades brasileiras que irão realizar os desfiles das escolas de samba. Então estamos aí, com o apoio do Governo do Estado, que tem sido firme com a gente. Tem nos apoiado desde que o governador Azambuja assumiu.
Aliás, ele sempre teve o compromisso com a nossa cultura carnavalesca, sempre nos apoiou, nunca nos abandonou dando toda a estrutura financeira. Além de toda a parte logística e de infraestrutura para o desfile das escolas de samba”.
Para Catharinelli, é fundamental este apoio da Fundação de Cultura, “que visa valorizar a cultura do carnaval, gerar emprego, renda. Através do seu trabalho, das suas vendas para incrementar a sua economia.
Deixando claro que a Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande, a Fundação de Cultura e o Governo do Estado sempre foram parceiros. Portanto, só temos que agradecer imensamente ao nosso governador, ao presidente da Fundação de Cultura, Gustavo Cegonha, por sempre estar com a gente.
Estender a mão para nós e não deixar essa cultura carnavalesca, tão tradicional em Campo Grande, tão valorosa, deixar de se realizar. É claro que este ano, com algumas adaptações, mas vamos sim realizar o carnaval com todo esse apoio”.
Carnaval começa no feriado
Hoje desfilam Herdeiros do Samba, (com o samba-enredo O Negro que com sua Sapatilha Voa), Unidos do Aero Rancho (Braços são aços, rodas coração, direito e inclusão). Além da Cinderela Tradição do José Abrão (Cinderelas que brilham a força do empoderamento feminino).
No dia 21 é a vez da Deixa Falar (Mo Jubá, a força de uma raça), além da Vila Carvalho (Elementos Elementais) e Unidos do Bairro Cruzeiro (Obrigado meu Deus pela fé que me guia. São 40 anos de alegria).
E finalizando os desfiles, no dia 22, Igrejinha (Igrejinha, o enredo do meu samba) e Os Catedráticos do Samba (Miltinho Viana, o Cowboy do Rádio).
A Corte de Momo deste ano é formada pelo Rei Momo Gustavo Alves, pela Rainha do Carnaval Chris Almeida e pela Princesa Lucka Matos.
Todavia, o presidente da Lienca ressalta que por não ter realizado o carnaval ano passado, não teve a Corte de Momo 2021. “A Corte de 2020 composta pelo rei, rainha, 1a. e 2a. princesas encerrou seu reinado no carnaval de 2021 e não representou a corte de 2021. Apesar disso, executaram seus trabalhos conforme contrato assinado até o carnaval de 2021.
A corte de momo 2022 foi escolhida pela Lienca com o aval de todas as escolas de samba, e apresentada no dia 04/12 na comemoração ao dia municipal do samba. Por fim, fica o convite para todos prestigiarem desfiles das escolas de samba nos dias 20, 21 e 22 de abril na Praça do Papa”.
Fonte: fundacaodecultura