Em parceria com a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), a Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), promoveu nesse final de semana o Curso de Capacitação sobre Treinamento Esportivo no Contexto Escolar.
A atividade envolveu profissionais de Educação Física da rede pública e particular de ensino e acadêmicos da área. Representando o prefeito Marcelo Iunes na abertura do evento, realizada (16/7) o vice-prefeito Dirceu Miguéis Pinto destacou a importância da categoria para a qualidade de ensino da cidade.
“Temos aqui uma classe unida, onde podemos comprovar com o quantitativo presente, mostrando a força do desporto de nossa região. Sempre fomos fortes no esporte e isso aqui é mais uma demonstração para toda nossa comunidade”, afirmou o vice-prefeito, que complementou:
“O desporto é uma necessidade básica para o período pós-pandeia que se aproxima, com o retorno das aulas e a rotina de nossas escolas. Sabemos que no dia 2 de agosto retornaremos as aulas na Reme e precisamos dar um suporte básico aos nossos professores e alunos. Esse curso faz parte desse processo”, completou Dirceu.
“É com grande alegria e satisfação que a Prefeitura de Corumbá, via Funec, dá o ponta pé inicial neste ciclo de capacitações que estamos buscando proporcionar aos nossos profissionais e acadêmicos das diversas instituições de ensino”, ressaltou o diretor-presidente da Fundação de Esportes, Luciano Silva de Oliveira.
“É um grande desafio a realização desta atividade em um momento de esperança e de retomada das ações com público externo, de modo gradual e consciente. Um momento também de importantes conquistas para nós, profissionais de Educação Física, que fomos reconhecidos como essenciais na manutenção da saúde e bem-estar de nossa população”, finalizou.
Representando a Fundesporte, Rodrigo Miranda, gerente geral de Políticas de Vivência Esportiva, também falou sobre a importância do curso e da representatividade dos educadores físicos de Corumbá. “É significativo ter uma associação local. Isso mostra a organização que os profissionais estão tendo”, avaliou.
“A pandemia deixou claro que a atividade física é essencial em todas as suas manifestações, para qualidade de vida, convivência social, sistema imunológico. A Fundesporte não mediu esforços para manter abertos os parques e locais de prática desportiva. O primeiro Estado a liberar a atividade física foi o MS através de uma ação do CREF e isso serviu de modelo e foi enviado para diversos outros estados como referencia”, concluiu Rodrigo.
As capacitações promovidas pela Fundesporte, em parceria com os municípios, objetivam proporcionar a qualificação profissional a todas as regiões de Mato Grosso do Sul. Segundo o gerente da UPF, Domingos Sávio da Costa, os cursos atendem a necessidades de especialização e atualização sobre as novas tendências aplicadas em âmbito escolar, acadêmico e mercadológico do segmento esportivo.
O evento teve a realização do Governo do Estado, por meio da Fundesporte, em parceria com a Prefeitura Municipal de Corumbá, via Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), e Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região (Cref11/MS). O apoio é da Universidade Norte do Paraná (Unopar) – Polo MS Sul e Instituto Baruki de Educação e Cultura (IBEC).