Você está visualizando atualmente Campo Grande é selecionada para mostra nacional em saúde
Campo Grande está entre as cinco melhores em práticas estratégicas em saúde

Campo Grande é selecionada para mostra nacional em saúde

Entre as cinco melhores: VI Encontro Nacional da Rede CIEVS que acontece de hoje (8) até o dia 12 de Novembro selecionará as cinco melhores experiências em ações de vigilância em saúde do Brasil

Campo Grande está entre as cinco melhores cidades do Brasil em práticas estratégicas de Vigilância em Saúde. A experiência sobre a vigilância teve como base eventos colhidos no Centro de Informação Estratégicas em Vigilância em Saúde de Campo Grande (CIEVS-CG),  colocando, desse modo, a Capital entre as cinco melhores do País na categoria “Estadual/Capital”.

A apresentação dos dados de Campo Grande acontecerá, nesta segunda-feira (08), durante a mostra competitiva de exposição de experiências e práticas bem sucedidas nos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) estaduais e municipais.

Essa competição faz parte da programação do VI Encontro Nacional da Rede CIEVS. O encontro acontece de 8 a 12 de novembro em Brasília (DF), com transmissão on-line simultânea para os participantes virtuais.

Ao todo, foram selecionadas 20 experiências de vários municípios e estados do Brasil. Elas foram divididas em quatro categorias: DSEI/Fronteira, Tecnológico, Estadual/Capital e Municipal. Ou seja, foram selecionadas as cinco melhores de cada categoria para serem apresentadas na mostra. Ao final das apresentações, será realizada uma votação e o proponente da experiência escolhida ganhará um intercâmbio na sede da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), em Washington (EUA).

A apresentação da experiência desenvolvida  pelo CIEVS-CG será feita presencialmente pela enfermeira Vanessa Coelho de Aquino Benjoino Ferraz.

 VI Encontro Nacional da Rede CIEVS

Os principais objetivos do evento são reunir e avaliar práticas implementadas pela Rede CIEVS durante a pandemia de Covid-19 nas esferas estaduais, municipais, de fronteira e Distritos Indígenas. O objetivo é avaliar as lições aprendidas e propostas de aprimoramento dos processos de trabalho dos profissionais e gestores. O encontro também vai oferecer simulados de Emergências Epidemiológicas para os profissionais.

O Encontro contará com a presença de diversos técnicos e especialistas do Ministério da Saúde; da Organização Panamericana de Saúde (OPAS); da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Além da participação presencial de diversos profissionais dos CIEVS brasileiros.

Para se inscrever e saber a programação completa, acesse aqui.

Sobre a Rede CIEVS

A Rede CIEVS tem como principal objetivo fortalecer a capacidade do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde para identificar precoce e oportunamente emergências em saúde pública, para adoção de respostas adequadas que reduzam e contenham o risco à saúde da população.

Atualmente, conta com 129 unidades em 27 estados; 26 capitais; 26 municípios com população maior de 500 mil habitantes; 13 municípios de fronteiras, dois municípios estratégicos (Chapecó e Santos); 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) e uma unidade regional representada pelo Instituto Evandro Chagas (IEC).

O CIEVS Nacional compõe uma rede de unidades de inteligência epidemiológica para detecção, verificação, avaliação, monitoramento e comunicação de risco imediata de potenciais emergências em saúde pública e tem como principal objetivo, fortalecer a capacidade do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde.

O CIEVS participa da rede mundial para alerta e resposta (GORN/OMS), constituída por unidades em todo o mundo, voltada à detecção e ao apoio à intervenção frente a emergências em saúde pública, com a finalidade de evitar a propagação internacional de doenças.

CIEVS CAMPO GRANDE

O Município de Campo Grande encontrava-se organizado como Unidade de Resposta Rápida desde 2008, e com a reestruturação da Rede CIEVS Nacional, o CIEVS Campo Grande – MS (CIEVS-CG) foi instituído por meio do Decreto n. 14.557, de 08 de dezembro de 2020, vinculado à Superintendência de Vigilância em Saúde.

O CIEVS-CG é uma unidade de inteligência epidemiológica de detecção, verificação, avaliação, monitoramento e comunicação de risco imediata de potenciais emergências em saúde pública.

A revisão de 2005 do Regulamento Sanitário Internacional (RSI) introduziu modificações nos processos mundiais de monitoramento, vigilância e resposta às Emergências de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). Dentro de seu escopo, o texto trouxe maior responsabilidade para os países signatários, tornando-se responsáveis pelo aprimoramento das ferramentas para detecção e avaliação de eventos que ocorram em seus territórios, classificando-os em ESPII, e comunica-lo à Organização Mundial de Saúde (OMS), quando evidenciado o risco de disseminação para outros países.