Devido a onda de furtos e roubos de aparelhos celulares para realização de fraudes bancárias, o Procon Campo Grande orienta você, consumidor, a se autoproteger nessa situação. A perda do aparelho já é um prejuízo, mas você já imaginou se eles acessarem suas contas bancárias? O que fazer nessa situação?
Uma forma de evitar esse golpe é limpar o dispositivo, sendo assim os criminosos não terão acesso às informações pessoais do usuário. No momento em que o aparelho celular é roubado, os responsáveis pelo ato podem solicitar uma nova senha para as contas bancárias, a qual é enviada pelo email, que também está cadastrado no smartphone. Ou seja, o cidadão não tem tempo de contatar sua agência bancária. Nessa eventualidade, use um celular ou computador para conseguir apagar seu dispositivo.
Se o seu celular for Android acesse “android.com/find”, coloque seu login e senha, e clique em “limpar dispositivo”. Caso você use IOS entre na plataforma do mesmo, digite “Icloud.com”, escreva seu login e senha, clique em “buscar Iphone”, e “apagar iphone”.
“As agências bancárias e operadoras telefônicas, têm a responsabilidade de noticiar deliberadamente qual o recurso mais rápido e válido para bloquear a conta, o chip e apagar os dados do aparelho.”, diz o subsecretário Thiago Almeida.