Você está visualizando atualmente Campo Grande reinventa o Acolhimento Social para 2024
Grandes Mudanças à Vista: A Prefeitura de Campo Grande anuncia inovações na Rede de Acolhimento Social para 2024!

Campo Grande reinventa o Acolhimento Social para 2024

Campo Grande reinventa o Acolhimento Social: Uma Cidade que constrói pontes de esperança em 2024

Grandes Mudanças à Vista: A Prefeitura de Campo Grande anuncia inovações na Rede de Acolhimento Social para 2024! Entre os destaques, a entrega da reforma do novo prédio do Cras Guanandi, que, com uma média de 30 mil atendimentos anuais, verá sua capacidade aumentar em impressionantes 50%.

Além disso, a revitalização do Cras Vila Gaúcha e a relocação das Unidades de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes III e IV (Uaicas) prometem não apenas modernizar, mas também expandir e aprimorar os serviços oferecidos, visando maior acessibilidade e melhor adaptação dos espaços para os usuários.

Por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), a Prefeitura está comprometida não apenas com infraestrutura, mas também com a continuidade de eventos e projetos que reconhecem o trabalho essencial dos profissionais da Rede de Assistência Social. Mas, em 2024, a cidade testemunhará uma abordagem inovadora para fortalecer o suporte vital dessa rede tão fundamental para a comunidade.

O que vem por aí

O novo prédio cedido pela Prefeitura para a Cras Guanandi abrigava uma Organização da Sociedade Civil (Osc) e com a mudança de endereço, a unidade vai ganhar mais quatro salas para atendimento individualizado, atividades coletivas para famílias e para grupos de crianças e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além de banheiros adaptados, salas para administração, refeitório, cozinha e quadra esportiva. A obra também inclui reparos nas redes hidráulica, elétrica e pintura.

Então, no Cras Vila Gaúcha, uma nova pintura, banheiros adaptados, reparos nas redes de hidráulica e elétrica e espaços com maior acessibilidade integram a revitalização da unidade, que irá retomar o SCFV para idosos e crianças após a conclusão dos trabalhos.

Assim como ocorreu em 2023, no próximo ano, a SAS dará continuidade ao trabalho de revitalização e reformas das demais unidades da Proteção Social Básica, que inclui os Cras, Centros de Convivência e Centros de Convivência do Idoso.

Por isso, os ambientes melhor planejados facilitam a integração e troca de experiências. As unidades receberão pintura nova, melhorias no telhado e nas redes hidráulica e elétrica.

A mudança de endereço também vai ampliar o espaço da Uaica III (feminina), que atende adolescentes entre 12 e 17 anos e 11 meses, e da Uaica IV (masculina) que acolhe adolescentes da mesma faixa etária. Os novos prédios oferecem uma estrutura física com maior acessibilidade e espaço para realizar as atividades físicas, proporcionando mais bem-estar aos acolhidos.

Campo Grande Acolhimento Social

Ações tradicionais como a Caminhada da Paz, Festival do Idoso no Suas – FestSuas, Semana do Bebê e ações comunitárias e campanhas do Bolsa Família terão novas edições em 2024, além dos cursos de geração de renda, que em 2023 certificaram mais de 2,3 mil alunos por meio de 78 oficinas, com o objetivo de oportunizar às pessoas a desenvolverem habilidades profissionais melhorando a realidade financeira familiar.

Novas edições do prêmio “Mérito Eneida Cristina” e do “Seminário de Boas Práticas na Assistência Social” também estão programadas, assim como os projetos e o trabalho desenvolvido pelas unidades de acolhimento que visam a socialização e reinserção de pessoas em situação de rua no mercado de trabalho.

Pioneirismo e ações

A inauguração de um novo prédio para a Escola do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), uma das primeiras unidades municipais do país, e a revitalização de três Cras reforçaram, em 2023, a preocupação da gestão municipal em investir na capacitação e no bem-estar do servidor e dos usuários que utilizam os serviços da Rede de Assistência Social do município.

A escola foi projetada para aprimorar o conhecimento dos 1.350 servidores da SAS, além das 99 Organizações da Sociedade Civil (OSCs).  Em 2023 já foram oferecidas mais de 250 capacitações e treinamentos, com um total de pelo menos 2,7 mil servidores capacitados por meio de mais de 60 cursos.

Fonte: pm campo grande