Campo Grande realiza simulado REME
A Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (SEMED) realizou o Simulado REME (10 e 11), uma ação estratégica voltada à preparação e ao diagnóstico da aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino.
A aplicação ocorreu em todas as escolas de ensino fundamental da REME, com a participação de 80 mil alunos, do 1º ao 9º ano.
No primeiro dia, os alunos responderam a questões das áreas de Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Educação Física e Arte). Já no segundo dia, a avaliação contemplou Matemática, Ciências, História e Geografia, seguindo os parâmetros da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Para o secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, o simulado é um importante instrumento de gestão pedagógica.
“O Simulado REME não é apenas um treino. É uma ferramenta que nos permite identificar quais são os avanços e desafios do ensino na nossa Rede. Com base nos dados obtidos, conseguimos tomar decisões mais assertivas, investir em formações específicas e garantir que nossas escolas estejam cada vez mais preparadas para promover o aprendizado real dos nossos alunos”, destacou.
A chefe do Centro Municipal de Avaliação da Reme, Karina Alcantara, reforça o papel do Simulado no processo de análise e melhoria contínua da educação municipal.
Gestão educacional
“Ao aplicarmos o Simulado Reme, temos acesso a dados íntegros e fidedignos, os quais são imprescindíveis a uma gestão educacional mais justa e direcionada às reais necessidades das nossas Escolas”, afirmou.
A princípio, o Simulado REME foi criado pela SEMED em 2023. Ele vem se consolidando, acima de tudo, como um mecanismo eficaz. Ou seja, para o fortalecimento da qualidade do ensino em Campo Grande. Além disso, a edição de 2025 reafirma o compromisso da gestão. O compromisso, afinal, é com o aprimoramento contínuo da educação pública municipal.
Em suma, o Simulado REME é mais que uma simples avaliação. Ele é uma ferramenta crucial de gestão pedagógica. Afinal, a iniciativa reflete o compromisso da SEMED, bem como a busca por um aprimoramento contínuo do ensino na rede municipal. Os resultados obtidos, por conseguinte, irão subsidiar decisões mais assertivas. Em conclusão, o simulado se consolida como um mecanismo eficaz. Ele fortalece a qualidade do ensino público em Campo Grande de forma contínua.
Fonte: PM CG